Alongamentos
Por: brneves • 21/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 293 Palavras (2 Páginas) • 701 Visualizações
Alongamento antes ou depois da atividade física
No artigo Movité (Técnica, Saúde e movimento), foi feito um estudo onde informa que as fibras musculares têm seus limites, quando esticadas demais se pode causar micro lesões entre os filamentos de actina e miosina, entre miofibrilas e a junção músculo tendínea. Uma fibra muscular pode alongar até 4mm sem nenhum tipo de trauma,chegando a 8 mm pode ocorrer uma lesão muscular, passando desses números, há grande chance de ocorrer um rompimento da fibra causando a “distensão”.
Neste artigo também mostra que os alongamentos dinâmicos, não devem ser realizados antes de uma atividade física, mostra que diminui a resistência e a força muscular, havendo também a possibilidade de ter lesões durante a atividade. Isso se deve por que o músculo é submentido uma força sem controle e duração causando um maior numero de micro lesões musculares e tendíneas.
Outras pesquisas vêm mostrando que alongamentos antes de atividades físicas faz com eu você fique mais fraco e lento, isso ocorre por que quando alongamos os músculos antes de qualquer exercício eles são forçados e por consequências são contraídos e com isso causa uma dificuldade quando você quer se mover mais rápido ou fazer mais força.
Os alongamentos estáticos são os que mais comprometem a produção de força, a perca dessa força é por conta da rigidez musculotendínea, diminui também a habilidade de contração muscular isométrica voluntária máxima.
Conclusão
É um assunto que causa muita polemica, pois para outros pesquisadores o alongamento antes do exercício não causa dano algum, porem realizando este estudo com outros artigos, mostra que não é bem assim, pois tem os pós e os contras para todos os tipos de exercícios, devemos lembrar que o principal é focar no bem estar tanto de um paciente como de um atleta.
Bibliografias
http://movite.com.br/uploads/artigos/6_28042014182045.pdf
file:///C:/Users/BRENDA/Downloads/ManueleJP_DISSERT%20(1).pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n3/15.pdf
...