A EXTRAÇÃO DE DNA E VISUALIZAÇÃO MICROSCÓPICA DE FASES
Por: ieda.virginia • 17/11/2021 • Relatório de pesquisa • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 151 Visualizações
EXTRAÇÃO DE DNA E VISUALIZAÇÃO MICROSCÓPICA DE FASES DO CICLO CELULAR
Ieda Virgínia Marques Batista – 0010257
ieda.marques113@gmail.com
1. INTRODUÇÃO
A estrutura das células eucariontes são complexas e estão em constante replicação, permitindo o crescimento do organismo e também sua manutenção, repondo células mortas e demais células que apresentem-se afuncionais. Entre as estruturas englobadas pela membrana plasmática da célula, está o material genético.
O DNA é formado por um par de bases nitrogenadas, uma pentose chamada desoxirribose e um fosfato. As bases nitrogenadas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de aneis presentes em sua constituição, como púrica (2 aneis; caso da citosina e timina) ou pirimídicas (1 anel, adenina e guanina). No modelo de dupla-hélice em que o DNA se apresenta, há uma complementação entre as duas fitas: adenina – timina e citosina – guanina.
Para que ocorra a replicação do DNA, no modelo semiconservativo, algumas enzimas atuam, na seguinte ordem: topoisomerase, DNA helicase, DNA Polimerase, DNA ligase e DNA transferase. As duas primeiras atuam juntas na abertura da fita, rompendo as ligações; as polimerases irão agir em sentido contrário, com as respectivas bases complementares; as ligases irão de fato ligar as bases já estabelecidas pela enzima anterior e , após, as dupla de transferases irão atuar na correção dessa complementação das bases.
No ciclo celular, a replicação do material genético vai acontecer na interfase, após, inicia-se a fase mitótica, onde DNA e citoplasma são separados entre as duas células. A interfase apresenta fase G1, S e G2. Ocorrendo crescimento e multiplicação de organelas, síntese de DNA e centrossomo, e reorganiza seu conteúdo, respectivamente.
Na Fase M acontece a mitose e a citocinese. Como subdivisão, na mitose ocorre a prófase, metáfase, anáfase e telófase. Por fim, na citocinese ocorre a separação do citoplasma, totalizando duas células completas.
2. OBJETIVO
O experimento em questão tem por objetivo a extração do material genético da cebola e posterior identificação microscópica de diferentes estágios do ciclo celular.
3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1- MATERIAIS
- 1 cebola
- 50ml de detergente líquido transparente
- 5g de NaCl
- 100ml de água destilada
- 50ml de álcool etílico 99,5%
3.2- EQUIPAMENTOS
- 2 beckers
- Faca
- Liquidificador
- Colher de sopa (15ml)
- Coador
- Proveta
- Espátula de vidro
- Forma de gelo
3.3- MÉTODO
Foi descascada, com auxílio de uma faca para cortar as extremidades, uma cebola
inteira. Em seguida, foi levada ao liquidificador por 3 minutos até se encontrar bem triturada, com o objetivo de promover lise das células.
Em um Becker foi preparada a seguinte solução: adicionou-se, com auxílio da proveta, 50ml de detergente líquido transparente, 5g de NaCl e 30g de cebola já triturada (foto 1).
O detergente teve como objetivo atuar na ruptura da bicamada fosfolipídica das células o NaCl atuou na despolarização de histonas e demais macromoléculas que possuíam carga energética. Cuidadosamente, evitando a formação de espumas, foi adicionado ao Becker I, 100ml de água destilada. Após, misturou-se todo o conteúdo, utilizando-se de uma espátula de vidro.
[pic 1][pic 2]
Foto 1 Foto 2
A solução foi levada ao banho-maria por 15 minutos (foto 2), sendo possível a inativação de enzimas presentes, por meio da desnaturação de tais proteínas. Logo após retirado do banho-maria, o Becker I foi rodeado de cubos de gelo, por 2 minutos, para que cessasse o processo de desnaturação, preservando o DNA ativo.
O conteúdo do Becker I foi transferido para o Becker II, passando por meio de um coador, retirando a parte sólida ainda presente na solução (foto 3).
...