A Patologia Veterinária
Por: Giany Felix • 27/9/2022 • Projeto de pesquisa • 564 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
1- A isquemia leva a uma lesão hipoxia, de menor circulação de oxigênio
Na isquemia, a célula é forçada a produzir energia sem oxigênio, mas esse processo é ineficiente e dura apenas até que tenha reservas de glicose, produzindo menos ATP do que deveria. Quando a glicose se esgota, as células passam a utilizar as reservas intracelulares de glicose, primeiramente o glicogênio, denominado glicogenólise anaeróbica, que produz menos ATP do que deveria, cuja principal função é produzir lactato, o que faz com que o pH da célula diminua, resultando em perde da sua forma natural, nesse caso as proteínas começam a parar de funcionar e a bomba sódio-potássio começa a falhar, fazendo com que o sódio não seja liberado e se acumule dentro da célula, fazendo com que ela puxe água para dentro da célula e invada o ambiente intracelular da célula.
Isquemia e hipóxia que leva a turgidez celular, que é onde a água é trazida para dentro das células, chamada de degeneração hidrópica.
2- O processo de anoxia desliga completamente os nutrientes e o oxigênio. As células vão diretamente para a glicogenólise anaeróbica, esgotando rapidamente o glicogênio e aumentando a produção de lactato, fazendo com que as células morram devido ao excesso de produção de proteínas, resultando em desnaturação de proteínas, tornando as células incapazes de sobreviver.
3- O metabolismo começa com a ingestão de gorduras que passam pelo intestino na forma de triglicerídeos, sendo o fígado e o pâncreas os principais órgãos. Os triglicerídeos atuam como vesículas para liberar a bile, e o pâncreas libera a lipase pancreática.
Na lipase pancreática, os lipídios são quebrados, enquanto no intestino ocorre o peristaltismo com seu movimento, resultando em lipólise. Ocorre a emulsificação de sais biliares e lipase, quebrando os triglicerídeos em micelas, fazendo com que essas micelas entrem nos enterócitos localizados no intestino, onde são passadas para o retículo rugoso, onde auxiliam no transporte dos quilomícrons para que a gordura não venha em contato com o sangue, fazendo-o viajar pelos capilares até o fígado.
No fígado, o sangue flui através do lúmen, passam diretamente para as veias lobulares centrais, onde é metabolizado pelos hepatócitos e novamente convertido em triglicerídeos, que se ligam ao colesterol e transportadores no retículo rugoso. A gordura chega aos hepatócitos na forma de quilomícrons e deve ser metabolizada nos hepatócitos e excretada na forma de lipoproteínas. A lipoproteína de baixa densidade possui uma pequena quantidade de proteína e uma grande quantidade de colesterol em sua composição, esse excesso de colesterol é o colesterol que produz a colinesterase, que eventualmente obstrui os vasos sanguíneos, enquanto o HDL é de alta resistência, contém uma grande quantidade de proteína, e menos colesterol.
4- A falta de proteína na dieta reduz a produção de lipoproteínas que realizam o transporte de lipídios, com essa redução de gordura vai acumular no fígado causando esteatose.
5- O nosso organismo precisa de lipídios, e causando um jejum repentino e prolongado o organismo vai tentar produzir energia, com essa energia vai tirar de suas reservas, que é qualquer parte de tecido adiposo, neste tecido ele irá usar
...