As Aves de Produção
Por: 998767 • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 487 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE CESUMAR
Helena Arriagada Cunha- RA: 1916454-2
Gabriele Viana dos Santos- RA: 1900282-2
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
AVES DE PRODUÇÂO
Professora: Maria Christine
Curitiba/2019
- Introdução
A avinocultura no Brasil apresentou uma grande evolução, ficando em primeiro lugar entre carne bovina e suína a serem exportadas. Devidos aos cuidados e a implementação do bem-estar dentro de fabricas nacionais, os consumidores e produtores estão se preocupando com a qualidade da carne e o bem estar que o animal esta tendo ao ser selecionado para ser uma carne de corte, visam também o lucro de não terem a perda de animais em más condições.
.
- Desenvolvimento
A importância da produção de aves no mundo é indiscutível, a linhagem genética vem crescendo em alta velocidade, juntamente com o crescimento tecnológico na área da nutrição, manejo e sanidade, a condução da criação de aves em nível industrial.
Muitos problemas estão sendo solucionados para uma melhor produção juntamente ao bem estar das aves, como práticas de manejo e criação. Em parceria pesquisadores e avicultores trabalham para assegurar que os sistemas não prejudiquem a qualidade de vida e a produção das aves.
O conceito de Broon refere-se ao estado em que dentro de uma escala, o animal deve estar em um estado mensurável. Ao considerar a avaliação do bem estar, é necessário ter um bom conhecimento sobre os parâmetros biológicos do animal a ser avaliado, e devem ser feitas tentativas para medir os sentimentos e interesses do individuo.
No Brasil a preocupação com bem-estar animal não é recente, o Ministério Agricultura de Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em 1934 foi instituído o Decreto nº 24.645, que estabeleceu medidas de proteção animal. O Art. 9º estabelece que: “No caso do animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor” (Brasil, 1934).
As aves precisam ser criadas e processadas em condições adequadas de conforto. Não devem ser submetidas ao estresse, descarregamento de forma errada e estresse na transferência. Os avicultores precisam ter um conhecimento e treinamento para conhecer a fisiologia e o comportamento da espécie.
O trabalho em conjunto com profissionais e produtores com observações contínuas de instalações, equipamentos, manejo e principalmente dos animais, irá garantir o bem-estar das aves e consequentemente uma produção eficiente. Feito isso, o caminho estará certo para a produção de produtos de origem animal cada vez melhor, tanto para o animal, produtor e consumidor final.
- Conclusão
Dessa forma, pode se observar que o bem estar animal é um dos assuntos mais discutidos na cadeia produtiva animal no momento atual. Com isso, tem impulsionado diversas medidas para atender as questões relacionadas ao bem estar animal na avicultura.
A tendência no cenário avícola atual é o uso de sistemas de criação, destinados e manejos pré-abate e abate que eleve o bem estar animal no Brasil e no mundo.
O sistema alternativo vem substituindo o sistema convencional por oferecer uma maior qualidade de vida às aves.
...