Relatório de Aula Prática Palpação Retal em Vacas
Por: Felipe Falavigna • 12/9/2021 • Resenha • 779 Palavras (4 Páginas) • 568 Visualizações
- Introdução
A vaca, assim como a égua, é uma espécie doméstica na qual, devido ao seu grande porte, é possível o diagnóstico de gestação por palpação direta do útero através da introdução da mão e braço do médico veterinário pelo reto, o que se denomina palpação retal. Isso só é possível nos animais de grande porte graças à conformação anatômica que garante a proximidade do sistema reprodutor feminino à porção final do sistema digestivo (intestino grosso, reto e ânus) e no momento da palpação retal sente-se com as mãos os cornos uterinos, a cérvix, e ovários, órgãos determinantes na palpação para o caso de prenhez. Vale lembrar que o conhecimento da evolução fisiológica da gestação é também um grande aliado no momento da palpação. A importância de um diagnóstico precoce de gestação nas fêmeas domésticas apresenta importância intrínseca (possibilidade de manejo) e econômica (detecção precoce de problemas de fertilidade). Segundo Zemjanis (1966), a técnica do diagnóstico precoce da gestação na vaca, por palpação retal, pode ser feita a partir dos 28 dias. Nesse procedimento, passa-se o polegar de um lado do corno uterino e os demais dedos do outro lado, com a finalidade de avaliar o diâmetro do corno. A gestação, nesta fase, se caracteriza por uma estrutura túrgida, de espessura discretamente maior em relação ao corno uterino não gestante. Esse mesmo autor não recomenda essa prática de diagnóstico tão precoce devido aos riscos de danos à vesícula amniótica.
- OBJETIVOS
O presente trabalho teve o objetivo de mostrar aos alunos a técnica de palpação retal em vacas, qual a técnica utilizada para palpação, os cuidados que devem ser tomados com os animais a fim de não machucá-los, quais os meios de contenção dos mesmos, e o diagnóstico de prenhez, assim como as possíveis alterações no sistema reprodutor.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização da aula prática foram utilizados os seguintes materiais e animais:
- Luvas especiais para palpação
- Gel lubrificante
- Vacas
- Ultra-som
Descrição dos métodos:
Devidamente trajados, os alunos procederam primeiro com a contenção dos animais em local apropriado para palpação (tronco de contenção). Após terem colocado a luva realizou-se a lubrificação da mesma com gel lubrificante próprio e com o auxílio das professoras foram realizadas palpações em diversos animais (um total de 7 animais), diversas vezes para que os alunos pudessem praticar a técnica.
A exploração retal deve atingir a cérvix, o útero e os ovários. O tamanho do ovário depende da idade, ciclo estral ou de eventuais situações patológicas, como cistos e tumores. No ovário, busca-se verificar a presença de folículos, corpo lúteo ou aumentos de volume, que aliados a outros achados auxiliam no diagnóstico.
Com uso da ultra-sonografia, a mensuração do ovário e de cada folículo se torna fácil e é uma técnica de alta confiabilidade, permitindo o estudo do comportamento ovariano, melhorando a acuidade de observação e dos métodos diagnósticos. Com a utilização da ultra-sonografia é possível detectar a gestação em bovinos aos 24 dias.
[pic 1]
http://pubs.caes.uga.edu/caespubs/pubcd/B883-W.htg/b883-6.gif acesso em 06/03/2009.
[pic 2]
http://clicagroveterinario.blogspot.com/2007/11/recomendao-sobre-o-uso-do-ultra-som.html acesso em 06/03/2008
- RESULTADOS
Pela palpação retal, foi possível a observação do aparelho reprodutor da vaca, sendo possível localizar o útero e ovários, assim como a posição anatômica dos mesmos nesses animais. Em bovinos, a persistência do corpo lúteo e o não retorno ao cio 21 dias após a cobertura ou inseminação induzem a supor uma gestação. Assimetria uterina e nítida duplicidade de parede permite diagnóstico eficaz. Sendo assim, foi possível o diagnóstico de prenhez em 2 vacas, sendo confirmado pelo auxílio de exame complementar por ultra-sonografia em uma delas.
...