Tumor Etmoidal
Por: Guisleis • 21/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 341 Palavras (2 Páginas) • 683 Visualizações
Tumor Etmoidal
Os processos etmoidais eram classificados e aceitos como neoplasias epiteliais intranasais uni ou bilateral, aparentemente transmissíveis, de crescimento expansivo e ocorrência esporádica e com caráter persistente no rebanho. Atualmente, com o advento das técnicas laboratoriais, estes processos são descritos de acordo com o agente etiológico que o determina, sejam vírus (adenocarcinoma intranasal) ou fungos (conidiobolomicose).
O Conidiobolus pertence à ordem Entomophtorales e classe Zygomycetes. O fungo tem predileção pelo trato respiratório, mas pode acometer outras regiões do organismo. São encontrados no solo, em vegetação decomposta e parasitando insetos; ocorrem preferencialmente em regiões de clima tropical e subtropical.
Os processos etmoidais em diferentes espécies animais podem ter um caráter infeccioso e enzoótico, principalmente os associados ao retrovírus. Os ovinos acometidos, quando comercializados para outras localidades transmitem a enfermidade a outros grupos de animais. Fatores como criação em confinamento e superlotação de animais elevam as chances de desenvolvimento da doença, entretanto o sexo e a raça do animal não são considerados como fatores de risco, principalmente nos ovinos.
Os processos etmoidais de maneira geral acometem principalmente o sistema respiratório superior de ovinos determinando aumento de volume da porção posterior da cavidade nasal, exoftalmia, dispnéia, emagrecimento, presença de secreção nasal catarral, serosanguinolenta ou ainda mucohemorrágica e óbito em quase todos os ovinos afetados.
A principal característica clínica é verificada inicialmente pela intensa secreção seromucosa nasal, acompanhado por estertores pulmonares audíveis, tosse e também dispnéia. Alguns animais apresentam, além da exoftalmia, exsudato seroso lacrimal, com crostas amareladas ao redor dos olhos, protrusões nodulares de aspecto amolecido nas áreas frontal e nasolateral, com destruição dos ossos nessas áreas e gradualmente, durante um curso de seis meses da doença, os animais vêm a óbito com baixo peso corpóreo.
Referências Bibliográficas
BOABAID, F. M. et al. Conidiobolomicose 43 Wanderley et al. Processos etmoidais em ovinos Medicina Veterinária, Recife, v.3, n.1, p.37-46, jan-mar, 2009 em ovinos no Estado de Mato Grosso. Pesquisa Veterinária Brasileira, v.28, n.1, p.77-81, 2008.
DARCOSO, F.P.; FARIA, J.F. Observações sobre o tumor etmoidal enzoótico dos bovinos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 23, 1962. Belo Horizonte, Anais... Belo Horizonte, 1962. p.302-303.
...