A Fisiologia Animal
Por: LETÍCIA SANTOS SOUZA • 6/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 360 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
1) O balanço energético negativo (BEN) promove variações metabólicas sistêmicas. Cite quais metabólitos ficam alterados.
Glicose, Ureia, AGNE e B-hidroxibutirato
2) Quais impactos esses metabólitos promovem?
Muita são as evidencias que os hormônios metabólicos como o hormônio do crescimento(Gh) , a insulina, o fator de crescimento semelhante a insulina(IGF-I e II) e leptina tenham importante papel no controle da função ovariana dos mamíferos, agindo como mediadores ou sinalizadores dos efeitos da ingestão de alimento e do balanço energético sobre a fertilidade de bovinos.
3) Qual é a alteração do perfil hormonal quando há restrição alimentar em bovinos no periparto?
A restrição alimentar em bovino, é acompanhada pelo aumento da concentração de Gh no sangue.
4) Cite os efeitos do GH, insulina e IGF-I sobre a fertilidade
Em bovinos, os principais efeitos do GH na reprodução parecem ser operados por seus efeitos regulatórios sobre a síntese e secreção hepática de IGF-I, independente da sua ação direta sobre os folículos ovarianos.
No controle do desenvolvimento folicular, o sistema relacionado à insulina exerce importante papel na reposta ovariana ás gonadotropinas. Esse sistema é composto pela insulina e pelos fatores de crescimento semelhante a insulina tipo I e II (IGF-I e IGF-II), cujos receptores estão presentes nas células foliculares (granulosa e teca). A ligação da insulina ao seu receptor resulta em uma serie de efeitos metabólicos, cujo mais importante é a estimualçao do transporte de glicose para o interior das células, sendo utilizada como a principal fonte de energética para os ovário.
5) No início da lactação, quais os efeitos do GH no fígado e tecido adiposo?
No inicio da lactação, as concentrações de GH estão elevadas e as de insulina estão reduzidas. O Gh exerce efeitos metabólicos no organismo, e ao reduzir a utilização da glicose pelos tecidos periféricos, aumenta a mobilização dos ácidos graxos do tecido adiposo com perda de peso dos animais, elevando as concentrações sanguíneas de ácidos graxos não esterificados. Ao mesmo tempo, o tecido adiposo fica resistente aos efeitos anabólicos da insulina. Contudo o início da lactação está associada com elevadas concentrações circulantes de Gh e, apesar disso o fígado encontra-se refratário a ação do GH, que é seguida por reduzidos níveis de IGF-I nessa fase.
...