INSTITUTO POLITÉCNICO DE NACUXA
Por: Abubacar3 • 1/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.898 Palavras (12 Páginas) • 491 Visualizações
INSTITUTO POLITÉCNICO DE NACUXA
Título do módulo: Implementar actividades de investigação agrária
Código do módulo: MO AGR 015001
Tema: Estudo avaliativo da perda do peso dos suínos criados no Instituto Politécnico de Nacuxa, em 3 compartimentos.
Autor: Formador:
Abubacar Muenta Assane Engo Agr. Buana Suefo
Código: 10060884
5o Nível, Especialidade: Pecuária.
Nacuxa, Setembro 2018[pic 1][pic 2]
INSTITUTO POLITÉCNICO DE NACUXA
O trabalho dirigido para o Instituto Politecnico de Nacuxa para obtenção de competências em habilidades de investigação agraria. |
[pic 3]
AUTOR:
Abubacar Muenta Assane
SUPERVISOR:
Buana Suefo
(Engenheiro Agrónomo)
Nacuxa, Setembro de 2018[pic 4]
Declaração
Eu, Abubacar Muenta Assane, nascido aos 03/09/1999, natural de Nampula, distrito de Nampula, província de Nampula portador do BI N°: 030102132417 M emitido no arquivo de identificação civil de Nampula em 22/08/2017, filho de Muentacazo Assane e de Amélia Sousa da Costa, Vem muito respeitosamente dizer que este protocolo foi feito por ele pela ajuda de alguns livros, manuais e debates académicos e por ser verdade passo a seguinte declaracao que sera assinada por mim.
…………………………………………………………………….
(Abubacar Muenta Assane)
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
Dedicatoria
Dedico o presente trabalho a minha Mae que sempre tem sido optimista em meus estudos, dedico também a minha família que vive em Nacala que tem sido maravilhosos para mim e dedico também aos meus camaradas de quarto que sempre estamos juntos nos ajundando um ao outro em diversas circunstacias que nos tem afligido no dia-a-dia em Nacuxa.
Agradecimentos
Em princípio devo agradecer a Deus por sempre estar comigo e por me oferecer todos requisitos básicos para viver, ar para respirar, manjares, água, lugar para dormir, amigos, família, saúde, forca e tempo para realizar o presente trabalho. Em segundo agradecer a minha Mãe, meus irmãos e amigos que sempre me tem dado forcas para continuar de uma for eficaz com os estudos. Agradecer também ao meu formador Buana Suefo pela sua paciência e incansabilidade de me ensinar o que preciso aprender de forma que no amanha eu possa responder como um técnico em matérias de Agro-pecuária.
Resumo
Este trabalho, de carácter avaliativo em habilidades de investigação agraria, objectiva avaliar as principais causas que levam ao emagrecimento progressivo dos suínos criados no IPN, de seguida transformar a situação que se olha como um problema para o instituto agrário em um desafio de forma que o problema seja mitigado.
Neste sentido, foi possível sugerir um trabalho de melhoramento no maneio dos suínos, para que a instituição não se entristeça pela morte dos suínos e que cada vez mais ganhe na produção em troca de investimento de mão-de-obra suficiente sobre os animais e aplicação adequada no maneio de criação dos mesmos suínos.
Lista de tabelas
- Cronograma de actividades: tabela 1, página 12.
- Orçamento: tabela 2, página 13.
- Sugestões: tabela 3, página 14.
- Introdução
Sus domesticus (suíno) pode ter surgido na Europa ou na Ásia no início do período Oligocenio (entre 35 milhões a 23 milhões de anos atrás). O actual suíno que recebeu o nome de Sus domesticus derivou do Javali Sus vivatus através de selecção e melhoramento. (Oliveira, 1993)
O suíno é um animal de fácil criação que não exige grandes investimentos por parte do seu criador, o que tornou uma óptima alternativa para os criadores comerciais. Na América quanto na Europa a criação de suínos é feita em grande escala com objectivos industriais, sendo um dos pratos preferidos na gastronomia mundial. (Oliveira, 1993)
A pecuária surgiu na África há milhares de ano norte do continente no vale do rio Nilo onde os animais pecuários incluindo os suínos que são criados neste continente muitos foram introduzidos por colonizadores e que ao longo do tempo foi se distribuindo para outros países de África e o tipo de criação mais abundante é a criação de subsistência. (Muhacha, 2017)
Em Moçambique 20% do total das explorações agrárias que existem criam suínos e 40% da população (em zonas rurais) criam suínos por ser de fácil aquisição e criação e de não requerer investimento de capital inicial muito alto em relação a outras espécies. (Muhacha, 2017)
O presente protocolo ilustra sobre o estudo avaliativo da perda do peso dos suínos criados no Instituto Politécnico de Nacuxa, em 3 compartimentos.
- Objectivos
2.1 Geral
- Avaliar a perda do peso dos suínos criados Instituto Politécnico de Nacuxa em 3 compartimentos.
2.2 Específicos
- Identificar as causas que levam com que os animais percam o peso;
- Analisar os sinais da perda de peso dos animais;
- Comparar o nível de queda de peso dos suínos em cada compartimento.
- Problema
O Instituto Politécnico de Nacuxa tem-se verificado nos últimos 3 anos resultados insatisfatórios na produção de carne para alimentação interna, dá se o caso por ocorrer perda progressiva de peso nos animais pela falta de aplicação de práticas de maneio (alimentar, sanitário e da instalação) para a criação de suínos.
- Justificativa
Tendo se em consideração da perda do peso dos suínos criados no IPN, decidiu-se avaliar o caso com vista a inverter este cenário. Este protocolo terá grande relevância no IPN na medida em que será avaliada e explicada a situação e se aplicará técnicas para solução, uma vez que os animais em causa são materiais didácticos para os estudantes do curso Agro-pecuário então partindo deste protocolo os estudantes poderão vivenciar um mundo de praticas para criação da espécie suína, e também ajudara na melhoria da dieta alimentar dos estudantes de Nacuxa uma vez que a carne é rica em proteína, vitamina B12 e sais minerais, importantes nutrientes para a manutenção do organismo humano.
...