Óleo de Cocô
Por: zoidbergfry • 2/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 251 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
ÓLEO DE COCO
A matéria prima do óleo de coco é a polpa dos frutos de Cocos nucifera L. frescos e maduros. A extração é feita a partir de métodos físicos, pela trituração, pela prensagem a frio seguida de tripla filtração. O óleo solidifica-se abaixo de 25°C, apresentando-se na forma de uma gordura esbranquiçada.
Utilidades na indústria:
Devido a sua capacidade física a resistência de oxidação, a mesma é empregada em indústrias de alimentos e cosméticos como antioxidante. É usada para preparar manteigas para bolo, sorvetes e como substituta da manteiga de cacau.
Benefícios a saúde:
O mesmo possui uma infinidade de benefícios a saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, facilita a digestão e absorção de nutrientes, além de possuir uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais e glicerol, que permite que o metabolismo do indivíduo controle a quantidade de ácidos graxos saturados formados, além de possuir substancias importantes na produção de neurotransmissores. O próprio não é utilizado como medicamento, mas sim como aditivo na alimentação diária,
Composição:
É composto por ácidos graxos saturados (mais de 80%) e ácidos graxos insaturados. Os ácidos graxos saturados presentes no óleo de coco são: capróico, caprílico, cáprico, láurico, mirístico, palmítico e esteárico e os insaturados são: oléico e linoleico.
[pic 1]
Imagem 01: composição em ácidos graxos (% 100g) do óleo de coco extra virgem.
Reações:
O óleo de coco não possui reação em seus processos de extração, pois a mesma é um método físico. Durante a sua utilização como antioxidante há o acréscimo de radicais (principalmente oxigênio) a cadeia dos ácidos
Referências:
http://annq.org/eventos/upload/1362423693.pdf
...