A AGRICULTURA E AGRONOMIA EM UMA VISÃO GLOBAL
Por: Leticia Gad • 26/5/2021 • Trabalho acadêmico • 6.303 Palavras (26 Páginas) • 331 Visualizações
[pic 1]
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
LETICIA GONZAGA DE ALMEIDA DOMINGUES
AGRICULTURA E AGRONOMIA EM UMA VISÃO GLOBAL
[pic 2]
LETICIA GONZAGA DE ALMEIDA DOMINGUES
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
AGRICULTURA E AGRONOMIA EM UMA VISÃO GLOBAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Futura – Grupo Educacional Faveni, como requisito parcial para obtenção do título de PÓS GRADUADA EM AGRONOMIA
Orientador: Prof. DsC. Ana Paula Rodrigues
AGRICULTURA E AGRONOMIA EM UMA VISÃO GLOBAL
DOMINGUES L.A.G. – Engenheira Civil
CHAPECO -SC, GRUPO EDUCACIONAL FAVENI, leticiagadeng@gmail.com
RESUMO - A agricultura ajuda a atender às necessidades básicas do ser humano e de sua civilização, fornecendo alimentos, roupas, abrigos, remédios e recreação. Portanto, a agricultura é a empresa mais importante do mundo. É uma unidade produtiva onde os dons gratuitos da natureza, nomeadamente terra, luz, ar, temperatura e água da chuva, etc., se integram numa única unidade primária indispensável ao ser humano. As unidades produtivas secundárias, nomeadamente animais, incluindo gado, aves e insetos, alimentam-se dessas unidades primárias e fornecem produtos concentrados como carne, leite, lã, ovos, mel, seda e laca. A agricultura fornece alimentos, rações, fibras, combustível, móveis, matérias-primas e materiais para e das fábricas, fornece uma tarifa gratuita e um ambiente fresco, comida abundante para acabar com a fome. A produção agrícola satisfatória traz paz, prosperidade, harmonia, saúde e riqueza para os indivíduos de uma nação, afastando a desconfiança, a discórdia e a anarquia. Ajuda a elevar a comunidade formada por diferentes castas e orações, levando a uma melhor vida social, cultural, política e econômica. O desenvolvimento agrícola é multidirecional, com velocidade de galope e rápida disseminação em relação ao tempo e ao espaço. Após a revolução verde, os agricultores começaram a usar melhores práticas culturais e insumos agrícolas em sistemas de cultivo intensivo com programas de mão de obra intensiva para aumentar o potencial de produção por unidade de terra, tempo e insumo. Ele forneceu um ambiente adequado para todos esses genótipos melhorados para promover e manifestar seu potencial de produção em áreas e estações mais novas. A agricultura consiste no cultivo de plantas e na criação de animais para dar rendimento, produzir e, assim, ajudar a manter o equilíbrio biológico na natureza.
PALAVRAS-CHAVE: Agronomia. Agricultura. Renda Global.
- INTRODUÇÃO À AGRICULTURA E AGRONOMIA
Terminologia Agricultura é derivada das palavras latinas Ager e Cultura. Ager significa terra ou campo e Cultura significa cultivo. Portanto, o termo agricultura significa cultivo da terra, ou seja, a ciência e a arte de produzir safras e gado para fins econômicos. Também é conhecida como a ciência de produzir colheitas e gado a partir dos recursos naturais da terra. O objetivo principal da agricultura é fazer com que a terra produza mais abundantemente e, ao mesmo tempo, protegê-la da deterioração e do mau uso. É sinônimo de agricultura a produção de alimentos, forragem e outros materiais industriais.
A agricultura é definida na Lei de 1947, incluindo horticultura, fruticultura, cultivo de sementes, produção de laticínios e pecuária, o uso da terra como pastagem, pastagem, vime, hortas e viveiros, e o uso de terras para bosques onde esse uso é acessório ao cultivo de terras para fins agrícolas. Também é definido como "trabalho proposital por meio do qual os elementos da natureza são aproveitados para produzir plantas e animais para atender às necessidades humanas. É um processo de produção biológico, que depende do crescimento e desenvolvimento de plantas e animais selecionados no ambiente local.
A agricultura como arte, ciência e negócio da produção agrícola. A agricultura é definida como a arte, a ciência e o negócio de produzir culturas e pecuária para fins econômicos. Como arte, abrange o conhecimento da maneira de executar as operações da fazenda de maneira habilidosa. A habilidade é categorizada como:
A - Habilidade física: envolve a habilidade e capacidade de realizar a operação de forma eficiente para, por exemplo, manuseio de implementos agrícolas, animais etc., semeadura de sementes, aplicação de fertilizantes e pesticidas etc.
B - Habilidade mental: O agricultor é capaz de tomar decisão com base na experiência, como:
- tempo e método de aração;
- seleção de cultura e sistema de cultivo para se adequar ao solo e clima;
- adoção de práticas agrícolas aprimoradas etc.
C - Como ciência: utiliza todas as tecnologias modernas desenvolvidas em princípios científicos, como melhoramento / melhoramento de safras, produção de safras, proteção de safras, economia etc., para maximizar o rendimento e o lucro. Por exemplo, novas culturas e variedades desenvolvidas por hibridização, variedades de culturas transgênicas resistentes a pragas e doenças, híbridos em cada cultura, variedades altamente responsivas a fertilizantes, gerenciamento de água, herbicidas para controlar ervas daninhas, uso de agentes de controle biológico para combater pragas e doenças etc.
D - Quanto ao negócio: Enquanto a agricultura for o meio de vida da população rural, a produção está limitada ao consumo. Mas a agricultura como negócio visa o máximo retorno líquido através da gestão da terra, trabalho, água e capital, empregando o conhecimento de várias ciências para a produção de alimentos, rações, fibras e combustível. Nos últimos anos, a agricultura é comercializada para funcionar como um negócio por meio da mecanização.
- ESFERAS DA AGRICULTURA
A agricultura tem 3 esferas principais:
- Geopônica (cultivo em terra-solo),
- Aeropônica (cultivo no ar)
- Hidropônica (cultivo na água).
A agricultura é o ramo da ciência que abrange os aspectos aplicados das ciências básicas. Os aspectos aplicados da ciência agrícola consistem no estudo das culturas agrícolas e seu manejo (Arvicultora), incluindo o manejo do solo. Produção de safras, trata da produção de vários produtos, que incluem safras alimentares, forrageiras, fibras, açúcar, sementes oleaginosas etc. Inclui agronomia, ciência do solo, entomologia, patologia, microbiologia etc. O objetivo é ter uma melhor produção de alimentos e como controlar as doenças.
...