A Gestão Financeira no Agronegócio
Por: Luciano Nervis • 1/6/2019 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
IBG BUSINESS SCHOOL – GESTÃO FINANCEIRA NO AGRONEGÓCIO
ALUNO: LUCIANO EMANOEL NERVIS
QUESTÕES PARA RESOLUÇÃO
- Em sua opinião, qual a importância dos relatórios financeiros na empresa que você trabalha. Qual o grau de contato que você tem com esses relatórios e para que eles são utilizados na sua atividade de trabalho?
Diminuir gastos, incrementar investimentos, acompanhar o budget orçado X realizado estão entre algumas das utilidades dos relatórios financeiros.
Acompanho ativamente do orçamento anual da empresa, apontando e montando planos de ação em itens que apresentem divergências ao orçado.
- Em sua opinião, qual a importância da análise financeira em uma empresa do setor de agronegócio?
A análise financeira nos permite entender se os caminhos que a companhia está seguindo estão de acordo com o que projetamos. Isso nos auxilia em tomadas de decisões e alterações no planejamento estratégico da empresa, caso necessário.
- Faça uma breve pesquisa e explique a diferença entre liquidez e solvência? Qual dos dois você julga ser mais importante para a manutenção financeira da empresa e por quê?
Solvência é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo.
Liquidez é a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo à medida que vencem.
Apesar do índice de Solvência ser de suma importância para as análises financeiras, a liquidez é parte essencial para a manutenção financeira da empresa, pois permite que ações sejam tomadas em curto prazo para a obtenção de recursos afim de garantir que a empresa tenha capacidade de honrar com seus compromissos financeiros a medida que vencem.
- Faça uma breve pesquisa e aponte os principais impactos financeiros relacionados as decisões sobre endividamento e estrutura de capital na gestão financeira da empresa no curto e longo prazo?
O índice de endividamento e estrutura de capital, aponta se a empresa é financiada por capitais próprio e/ou de terceiros. Com o índice de endividamento, é possível analisar quanto da dívida da empresa deverá ser paga no curto e no longo prazo, analisando sobre o total das obrigações. Quanto mais dívidas para pagar em curto prazo, maior será a necessidade de a empresa gerar recursos para honrar seus compromissos.
- Faça uma breve pesquisa, defina o que é Capital de Giro. Posteriormente, relacione algumas condições que impactam positivamente ou negativamente no capital de giro, e explique como isso ocorre.
Capital de Giro: conjunto de valores necessários para uma empresa fazer seus negócios acontecerem (girar), recursos como caixa, banco, estoques, contas a receber, etc. É uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades da empresa ao longo do tempo.
Negativamente: Dificuldades no recebimento – valores de clientes que não são recebidos e prazos amplos acabam impactando negativamente na administração do capital de giro.
Atrasos nas contas a pagar – além de gerar multas e juros que costumam ser altos, a empresa ainda pode arcar com processos judiciais e protestos, fazendo com que a empresa fique sem recursos para cobertura das dívidas caso não receba de seus clientes.
Estoque parado – prejuízo na certa, pois além de não receber pela venda, a empresa tem de arcar com custos, não só de compra, muitas vezes também de armazenamento.
...