A Horta Orgânica
Por: Vitoria kkj • 18/10/2022 • Relatório de pesquisa • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 113 Visualizações
INTRODUÇÃO
A preocupação com a qualidade e a produtividade dos alimentos agrícolas pode estar associada ao uso indiscriminado de agrotóxicos. A quantidade de agrotóxicos encontrada no meio ambiente tem aumentado continuamente. Neste contexto, os agrotóxicos apresentam-se como componentes agressivos que têm sido utilizados em várias culturas agrícolas, contribuindo para o desequilíbrio ambiental.Resíduos de agrotóxicos têm sido encontrados em amostras de plantas e de alimentos de origem animal, e até mesmo em amostras biológicas de seres humanos.
O consumo mundial de agrotóxicos, nos últimos anos, chegou a 2,7 milhões de toneladas e tende a aumentar devido à demanda crescente de alimentos para atender a população mundial. As alterações climáticas também afetam cada vez mais o cultivo de alimentos, aumentando o consumo de agrotóxicos para o combate de pragas.
As hortaliças fazem parte da dieta de uma vida saudável. Podem ser atacadas por muitas pragas devido à sua grande porcentagem de água. Para controlar as pragas e aumentar a produtividade, a maioria dos produtores utiliza agrotóxicos. Essas substâncias podem causar efeitos nocivos ao meio ambiente e aos seres humanos. Portanto, é necessário o desenvolvimento de métodos para monitorar o uso de pesticidas.
1.1 Justificativa
Escolhemos alface e cebolinha para o estudo, pois são hortaliças cheias de benefícios, além de serem baratas e de fácil cultivo.
O alface, por exemplo, tem baixíssimo valor calórico. Cada 100 gramas da hortaliça não apresenta mais do que 9 calorias. Além disso, ajuda a regular o funcionamento do intestino, dada a boa quantidade de fibras que possui e ajuda na remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.
A cebolinha não exige tanto espaço e nem de tanto trabalho. Ela possui vários benefícios para a saúde e contém inúmeros nutrientes, baixa caloria e antioxidantes que contribui com a imunidade, saúde óssea, humor e insônia.
1.2 Problema
Uso de agrotóxicos em plantações: vantagens e desvantagens
Também chamados de defensivos agrícolas ou agroquímicos, os agrotóxicos são um conjunto de substâncias produzidas para exterminar ou inibir a proliferação de insetos, ácaros, ervas daninhas, fungos e outros tipos de vida animal ou vegetal que possam prejudicar a produção agrícola.
As preocupações com a qualidade e produtividade dos alimentos agrícolas podem ser decorrentes da utilização indiscriminada de agrotóxicos. A quantidade de pesticidas presentes no ambiente segue a aumentar. Nessa circunstância, os agrotóxicos apresentam-se como componentes agressivos que vêm sendo utilizados em muitas culturas agrícolas, contribuindo para o desequilíbrio ambiental. Resíduos de pesticidas foram encontrados em amostras de alimentos, plantas e animais e até mesmo em amostras biológicas colhidas de humanos.
O consumo global de agrotóxicos nos últimos anos obteve 2,7 milhões de toneladas e está se ampliando devido à crescente procura por alimentos para agradar a população mundial. As mudanças climáticas também estão afetando cada vez mais as culturas alimentares, aumentando o uso de pesticidas para controlar pestes.
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.
1.3 Hipótese
O consumo de alimentos frescos tem aumentado devido a mudanças de hábitos para uma alimentação mais saudável. Entretanto, uma preocupação tem surgido relacionado a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos, o que tem levantado questionamentos sobre a segurança alimentar. Devemos procurar formas mais sustentáveis para plantio e pesquisar formas de adubação e fertilização orgânicas.
1.4 Objetivo
1.4.1 Objetivo geral
Na busca de resgates de valores, o principal objetivo do projeto da horta é integrar diferentes tipos de recursos de aprendizagem, integrando o cultivo no dia a dia da escola.
Temos como objetivo observar, analisar e pesquisar como ocorre o plantio e as técnicas necessárias para realizar um bom cultivo. Vamos analisar também a diferença de hortaliças com dois tipos de adubação, e assim observar vantagens e desvantagens de cada um.
1.4.2 Objetivo específico
Determinar a melhor época de adubação em relação ao crescimento das hortaliças;
Verificar a melhor concentração de ambos adubos em relação a um solo húmido e bem cuidado e a um com pouca humidade;
Propor a melhor relação área/quantidade de adubo;
Definir se há diferenças significativas entre os tipos de adubação utilizados.
METODOLOGIA
2.1 Cronograma
Atividades
Agosto
Setembro
Outubro
Produção de mudas
...