A Pesquisa Exploratória
Por: Fabio Rebouças • 10/9/2018 • Artigo • 512 Palavras (3 Páginas) • 546 Visualizações
01.
a) A Pesquisa Exploratória busca conhecer a fundo um problema, fornecendo assim informações para tornar a investigação mais precisa, visando uma maior proximidade com o tema, o qual poderá ser construído a partir de hipóteses ou intuições. Usam-se pesquisas bibliográficas e estudo de caso.
Enquanto a Pesquisa Descritiva busca fazer um relato circunstanciado de algo. Fazendo uma analise especifica e descritiva do objeto estudado, onde na mesma não pode haver interferência do pesquisador. Detendo-se na coleta e levantamento de dados qualitativos, principalmente quantitativos.
b) A Pesquisa Quantitativa muito comum no mercado opta por indicar numericamente a frequência e a intensidade do comportamento dos indivíduos de um determinado grupo, ou população.
Já a Pesquisa Qualitativa, tem como objetivo compreender os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais.
c) Na Pesquisa Bibliográfica desenvolve-se a investigação a partir de trabalhos e estudos já realizados por outras pessoas.
Enquanto na Pesquisa Experimental, o investigador analisa o problema, constrói suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao fenômeno observado. A manipulação na quantidade e qualidade das variáveis proporciona o estudo da relação entre causas e efeitos de um determinado fenômeno, podendo-se controlar e avaliar os resultados dessas relações.
02.
d) Existe potencial medicinal na planta bucha vegetal através da extração de proteína lectina, aplicando na área de fármacos?
Trata-se de uma pesquisa Explicativa, pois o pesquisador conectará ideias para assim compreender as causas e os efeitos do fenômeno corrido, onde tentará explicar o porquê isto acontece. Caracterizando-se assim uma pesquisa Experimental, pois se trabalha analisando o problema, construindo hipóteses e manipulando possíveis fatores, variáveis, as quais referenciam o fenômeno observado. Sendo a mesma de abordagem Quantitativa, pois seguirá uma observação sistemática de questionário estruturado, os dados são numéricos, onde serão analisados ao final do estudo e envolvem estatísticas, as conclusões e generalizações são formuladas no final do estudo, declaradas com grau de certeza predeterminado.
03. Qual é a importância da pesquisa para o desenvolvimento da teoria? (Escreva um texto em que você se posicione sobre a pergunta, com argumentos.) Mínimo de 10 linhas.
São através de pesquisas que se desenvolvem as teorias, por isso a pesquisa se torna tão importante, mas não é tão fácil assim transformar uma prática em teoria, tudo começa a partir de observações de determinados acontecimentos, fenômenos, dentre outros. Dai surgem às hipóteses, onde se explica sobre esses acontecimentos e suas possíveis causas, hipóteses essas fundamentadas em leis e comprovadas por vários experimentos, dai surge uma teoria.
Segundo SOUZA, Líria Alves de. "Como surgem as Teorias?"; Brasil Escola. Por exemplo, nas Teorias físicas, uma nova teoria pode surgir de observações experimentais ou da generalização de conceitos. A Mecânica Quântica surgiu a partir da explicação da radiação do corpo negro e do efeito fotoeléctrico.
Dai compreendemos a verdadeira importância da pesquisa para o desenvolvimento da teoria, pois além das novas descobertas que tanto influenciarão no meio acadêmico, quanto a sociedade, podemos ter a certeza de que sem pesquisa torna-se impossível a existência da teoria.
...