A cultura do Repolho
Por: Cris Grazielle • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.968 Palavras (8 Páginas) • 6.091 Visualizações
1. Título.
2. Introdução sobre a cultura (importância econômica, social, como é utilizada, etc.).
3. Botânica e centro de origem (família, espécie, história da domesticação e do melhoramento, cultivares).
4. Condições ambientais de adaptação (latitude, altitude, fotoperíodo, temperatura, umidade, solos, etc.).
5. Formas de propagação
6. Semeadura/transplantio/Plantio (espaçamento, população, etc.)
7. Fertilização
8. Tratos culturais
9. Pragas e doenças (principais)
10. Colheita
11. Armazenamento
12. Mercado e Comercialização
A cultura do repolho
Introdução sobre a cultura
Em meio a varias hortaliças comercializadas no Brasil o repolho, Brassica oleraceae variedade capitata, é a que possui maior importância socioeconômica, pois é considerada uma das hortaliças mais eficientes, por possuir uma taxa de crescimento alta, ciclos curtos e também grandes valores nutritivos, destacando- se as vitaminas C e seu baixo valor calórico, segundo SILVA,Junior & YOKOYAMA, 1988, além de não ser necessária muita mão de obra, são produzidos em sua maioria por pequenos agricultores.
Ele pode ser encontrado na cor roxa, esbranquiçados e verde, porem o consumo maior entre os brasileiros é o verde.
O repolho pode ser utilizado na prevenção de doenças, ele cru pode auxiliar na cura de infecções e também em tecidos afetados por ferimentos, estudos apontaram que ele também é muito eficaz na cura da doença de Alzheimer, ulceras, na prevenção do câncer e pode ajudar na regularização do colesterol.
Essa hortaliça possui grande teor de antioxidante, sendo que da espécie o repolho verde é o mais rico em concentração de nutrientes, ele é eficaz na limpeza do sangue e no tratamento de todo tipo de pele, se consumido regularmente pode melhora o sistema imunológico, em geral ele traz grandes benefícios a saúde.
Alem de alimento o repolho roxo é utilizado na química como um indicador de acido – base natural, por ser rico em antocianinas, que é responsável pela coloração das frutas, flores, folhas e vegetais.
Porem, dentre tantos meios de utilização o repolho é mais comum na culinária, ela é mais utilizada em saladas e pratos frios, mas também pode ser refogada, cozida. Ele é famoso na culinária alemã e seu prato mais conhecido é o chucrute, que é uma conservar do repolho bem fermentado.
Botânica e centro de origem
O repolho pertence à família das Brassicaceae, da ordem Papaverales, de gênero Brassica e espécie Brassica Olerácia possuem mais de 350 variedades
Originalmente veio da costa Norte Mediterrânea, Ásia Menor e Costa Ocidental Europeia. A cultura era adaptada para as condições europeias, exigindo temperaturas amenas e frias, inclusive com grande resistência a geadas, mas com o passar do tempo vieram os melhoramentos genéticos, que através destes foram obtidas cultivares adaptadas a temperaturas elevadas, assim ampliando o período de plantio e colheita.
Condições ambientais de adaptação
Para obter um bom desenvolvimento, os fatores ambientais e genéticos (clima, solo, tratos culturais, potencial genético das cultivares e sazonalidade de plantio) são necessários.
Uma boa germinação consiste em temperatura de 13º a 15º graus, acima de 30º C as plantas nascem raquíticas.
Para a planta é ideal um clima temperado e úmido, principalmente para o período de formação de cabeças, as quais são beneficiadas em qualidade e produção; Baixas temperaturas (5ºC) induzem a formação de maiores quantidades de açucares nas folhas e maiores quantidade de proteínas, sobretudo albumina.
Também são muito resistentes ao frio como já citado, podendo suportar temperaturas de -6,5º ou -15º por curtos períodos de tempo. Em altas temperaturas os repolhos não formam cabeça e se formarem acaba saindo em péssimo formato.
Em relação à umidade considerando-se uma eficiência de chuva de 100%, são necessários 49 mm/ha ao longo de um ciclo médio de 120 dias. E é necessário cada vez mais água,a uma variedade de Pulgões:
- Brevicoryne brassicae (pulgão da couve): fica na parte superior da folha Corpo com coloração verde, e uma camada cerosa esbranquiçada, medem em média 2mm.
- Myzus persicae (pulgão verde):de coloração verde clara, também medindo 2mm. Formam colônias na parte inferior das folhas.
Ambos causam sérios danos ao repolho, causam o encarquilhamento das folhas e definhamento da planta; Transmissores de partículas virais que atacam as brássicasmedida que a planta vai se desenvolvendo.
O fotoperíodo é regulado por fatores termo- fisiológicos. Não afeta nem a fase reprodutiva nem a vegetativa da planta, não existindo efeitos sobre o florescimento da mesma.
Um solo adequado seria argiloso, solto e profundo rico em matérias orgânicas. Com uma área ensolarada e que haja disponibilidade de água, de preferência um local que não tenha sido cultivado por outras brássicas, como a couve e o próprio repolho.
Formas de propagação
A propagação é feita por sementes, e as mudas são produzidas em viveiros a partir delas, quando estiverem com duas ou três folhas, transplantadas ao campo. O ciclo da planta varia de 90 a 150 dias da semeadura à colheita.
Semeadura/ Transplantio/ Plantio
A semeadura em recipientes é o mais recomendado e prático. Podem ser usados copos de jornais ou copos descartáveis de 200 a 300 mm, com pequeno furo no fundo para drenar o excesso de água. São colocadas de uma a três sementes em cada recipiente, e depois de uma semana o copo é cortado, deixando uma semente em cada, sendo mantida em locais com sombra e aos poucos sendo descobertos até o ponto de transplantio, que acontece em até 30 dias de semeadura.
Após isso no plantio a EMBRAPA recomenda transplante feito em covas com 30 x 30 x 30 cm, espaçadas 60 cm na fileira e 80 cm entre fileiras; feitas em dias nublados ou finais de tardes.
...