A produção agrícola brasileira possui grande potencial de cresciment
Por: Jeremias Nunes • 2/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.031 Palavras (5 Páginas) • 367 Visualizações
INTRODUÇÃO
A produção agrícola brasileira possui grande potencial de crescimento, seja pela produtividade altamente competitiva, quanto pela expansão de área plantada. De acordo com a IFA (International Fertilizer Industry Association – Tradução: ANDA Associação Nacional para Difusão de Adubos) a indústria de fertilizantes tem atuado auxiliando na crescente produção agrícola por mais de 150 anos. A adição de fertilizantes e pesticidas foi de fundamental importância e necessidade para atender as expectativas no aumento da produção, sendo responsável nos anos 2000, de acordo com a IFA, por 50% (cinquenta por cento) das produções nacionais.
Nesse ínterim, o uso de agrotóxicos na agricultura teve grande aumento, pois, combatem pragas e organismos que podem comprometer a plantação, estes, por sua vez, apresentam tecnologias aprimoradas e de alto custo, quando consideramos a renda de produtores rurais, dentro da agricultura familiar (SILVA, 2008). Para além desta problemática, nas ultimas décadas nos deparamos cada vez mais com questionamentos sobre a origem e os efeitos que estes produtos químicos-industriais podem causar a saúde ambiental e humana.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a alta concentração de produtos químicos aumenta os a saúde de quem consome os produtos provenientes de plantios com utilização de agrotóxicos. Autores como Lucimar Abreu, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) discutem sobe o consumo de alimentos orgânicos, como alternativa sustentável e saudável para a população ao invés de consumir produtos com origem química. Tais informações considerando os benefícios dentro da produção e ainda da rentabilidade do cultivo de produtos orgânicos tem incentivado o aumento da produção chamada “orgânica” pelas comunidades de agricultura familiar. Na região noroeste paulista, produtores orgânicos apresentaram crescimento de 40% no ultimo ano, e continua a crescer, devido a rentabilidade e os cuidados com a saúde humana e ambiental segundo o site G1 –Globo.com (2015).
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam técnicas e manuseios que evitam os impactos ambientais e visam a qualidade do que é ingerido pelo consumidor. Além disso, alimento cultivados organicamente são nutricionalmente mais saudáveis, segundo o site OrganicsNet.
A partir da problemática supracitada, considerando que o cultivo de orgânicos é algo relativamente novo, e ainda que a agricultura familiar Barreirense desconheça ou pouco conhece sobre as técnicas orgânicas de produção como a de biofertilizantes e pesticidas orgânicos que o projeto visou contribuir com a agricultura familiar, divulgando, produzindo e testando biofertilizantes capazes de recuperar e melhorar as lavouras dos pequenos e médios produtores da região.
Para Silva (2008) a utilização de técnicas orgânicas de é de grande valia ecológica quanto econômica, pois, permite o reaproveitamento de resíduos orgânicos da própria propriedade rural, que possivelmente iriam gerar impactos negativos ao meio ambiente, prevalecendo o desenvolvimento sustentável dentro da propriedade, maximizando a produção e por contrapondo minimizando gastos com produtos químicos-industriais, gerando aumento do lucro do pequeno e médio produtor, e beneficiando a saúde possivelmente do produtos e dos futuros consumidores.
OBJETIVOS, QUESTÃO DE PESQUISA E RELEVÂNCIA DA PESQUISA
Pela observação dos aspectos analisados, os biofertilizantes assim como os inseticidas orgânicos se apresentaram como boas alternativas para o agricultor familiar. Mediante isto, é notório que a importância de alimentos orgânicos seja divulgada para que haja expansão da produção dos mesmos, levando em conta seus benefícios à saúde e ao meio ambiente pelo fato de não possuir alterações químicas em sua composição. Logo, conclui-se que o projeto realizado buscou alternativas que puderam demonstrar resultados positivos tanto à qualidade da plantação, quanto a eliminação de pragas.
...