Analise da cultura do feijão com diferentes doses de nitrogenio
Por: Luana Peixoto • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 8.091 Palavras (33 Páginas) • 600 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM[pic 1]
CURSO AGRONOMIA 2°C
JAQUELINE DE OLIVEIRA SILVA
KÉCIA MATEUS BRAGA
LETICIA MAIARA PEREIRA LEAL
LUANA SILVA PEIXOTO
PAMELA DE FATIMA SILVA
ANÁLISE DA CULTURA DO FEIJÃO COM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO
PATOS DE MINAS
2016
[pic 2]
JAQUELINE DE OLIVEIRA SILVA
KÉCIA MATEUS BRAGA
LETICIA MAIARA PEREIRA LEAL
LUANA SILVA PEIXOTO
PAMELA DE FATIMA SILVA
ANÁLISE DA CULTURA DO FEIJÃO COM DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Agronomia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM com o requisito avaliativo da disciplina de Projeto Integrador II sob a orientação do Professor Dr. Luís Henrique Soares.
PATOS DE MINAS
2016
[pic 3]
Á DEUS,
por estar sempre junto a nós, principalmente nas situações mais difíceis, e nos guiar pelo caminho do justo e da verdade.
AGRADECIMENTOS[pic 4]
“Não basta ter belos sonhos para realizá-los. Mas ninguém realiza grandes obras se não for capaz de sonhar grande. Podemos mudar o nosso destino, se nos dedicarmos à luta para a realização de nosso ideal”- Lênin.
Queremos agradecer primeiramente a DEUS, pois sem ele não estaríamos aqui hoje, o ar que respiramos é graças a Ele, por estar presente em cada momento desta caminhada.
Os professores pelos ensinamentos, conselhos, incentivo e paciência.
Aos familiares, amigos e colegas pelo companheirismo e a nós mesmos, pois se não fosse nossa motivação, força de vontade e garra não teríamos chegado até aqui.
A todos que ajudaram de certa forma, direta ou indiretamente meus sinceros agradecimentos, e podem ter certeza que contribuíram para o futuro de grandes profissionais.
RESUMO[pic 5]
O feijão é um alimento indispensável na mesa dos brasileiros sendo uma cultura bastante relevante em nossa dieta. O nitrogênio é um dos elementos mais vitais dos vegetais, e sua disponibilidade pode apresentar aumento da produtividade. Realizamos uma analise da cultura do feijão com diferentes doses de nitrogênio, sendo fonte a uréia, 4 tratamentos com 4 repetições cada. O primeiro tratamento não teve N, servindo como testemunha, o segundo utilizou tratamento de 50 kg de N/ha, o terceiro 150 kg de N/ha e o quarto 200 kg de N/há, todos divididos em 2 doses. Observamos a altura, numero de folhas e massa seca da raiz, caule e folha de cada ensaio. A produtividade do feijoeiro pode ser influenciada pelas fontes de nitrogênio utilizadas em 150 kg de N/ha e 200 kg de N/ha.
Palavra chave: cultura do feijão com doses de nitrogênio
SUMÁRIO[pic 6][pic 7][pic 8]
1. INTRODUÇÃO 07
1.1 Cultura do Feijão 07
1.2 Objetivos 07
1.3 Hipótese 07
1.4 Metodologia 07
1.5 Nitrogênio no Solo 07
2. MATERIAS E MÉTODOS 09
3. RESULTADOS E DISCULSSÃO 10
4. CONCLUSÃO 13
5. REFERÊNCIAS 14
6. ANEXOS 16
[pic 9]
- INTRODUÇÃO [pic 10]
1.1 Cultura do Feijão.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de feijão, se tratando de uma cultura com grande importância alimentar para nossa sociedade graças a seu alto valor protéico e energético, também garante mão de obra para varias famílias em muitas regiões rurais. De acordo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento as exportações não são grandes, pois as mesmas pessoas que as produzem também são as mesmas que a consomem.
1.2 Objetivos:
O Objetivo deste trabalho é avaliar a influencia do nitrogênio na cultura do feijão, analisando de forma clara de como ele reagira em diferentes tipos de doses, identificando as doses que caracterize no melhor rendimento para está cultura.
1.3Hipótese:
De acordo com Alvarez (2005) não existe diferença de produtividade do feijoeiro
em relação à utilização de ureia ou nitrato de amônio como fonte de nitrogênio em cobertura.Já Meira (2005)diz que o nitrogênio aplicado aumenta a produtividade de grãos e esta se correlaciona com o número de vagens por planta.
1.4 Metodologia:
Para fundamentar o trabalho foram utilizadas informações de sites específicos do assunto, revistas agronômicas, artigos científicos, e estudos em sala de aula ministrada pelos professores da UNIPAM.
- Nitrogênio no Solo
- MATERIAIS E MÉTODOS[pic 11]
O experimento foi conduzido na Fazenda Wilson Amorim localizada na cidade de Patos de Minas – MG no período de agosto a novembro de 2016. Foi colocado 16 vasos de 5 litros cada distribuídos no ambiente, delineados inteiramente casualizados, minimizando e isolando os efeitos do ambiente nos ensaios, com 4 tipos de tratamento de diferentes doses nitrogenadas onde a fonte de N foi a ureia (CO(NH2)2). Para a adubação do solo foram utilizadas doses de cálcio e potássio em todos os vasos, para a semeadura foi usado sementes de feijão tratado, e sua irrigação foi de 200ml diária.
O primeiro tratamento não teve N, servindo como testemunha, o segundo utilizou tratamento de 50 kg de N/ha, o terceiro 150 kg de N/ha e o quarto 200 kg de N/ha. Separadas em 2 doses cada tratamento, foi aplicado a primeira dose com 15 dias de germinação,e com 21 dias, a segunda dose, todas antes a irrigação.
Depois de 15 dias foram retirados e separados folha, caule e raiz para fazer a contagem de folhas ,a mensuração do tamanho da planta e a massa seca de cada uma, posteriormente depois de 10 dias cada, foi feito mais 3 vezes o mesmo procedimento.
...