Cursos que envolvem aperfeiçoamento em agronomia
Artigo: Cursos que envolvem aperfeiçoamento em agronomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fariaa • 15/5/2014 • Artigo • 720 Palavras (3 Páginas) • 457 Visualizações
Agronomia
Agricultura é a atividade econômica humana que visa á produção de produtos animais e vegetais para uso humano através da transformação tecnificada do ambiente pela utilização de técnicas criadas pelas ciências Agrícolas, hoje denominadas de engenharia agronômica ou como é mais conhecia conhecida por todos como Agronomia.
As pesquisas agronômicas, mais que as de outros campos, estão fortemente relacionadas ao local em que são realizadas. Fato semelhante ocorre com as técnicas derivadas dessas pesquisas. Assim, esse campo pode ser considerado uma ciência de eco-região porque está ligado a características locais de solo e clima que nunca são exatamente iguais nos diferentes lugares geográficos. A intensificação da agricultura que desde a década de 1960 vem sendo realizada por muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento é frequentemente denominada revolução verde. O engenheiro agrônomo é um profissional com competências de conserva e transforma o ambiente natural para produzir plantas e animais úteis ao homem. O mercado de trabalho para o engenheiro agrônomo está em expansão. O agronegócio vem contribuído expressivamente na economia brasileira.
O Brasil apresenta boas oportunidades de emprego para o engenheiro agrônomo. Mas, a valorização desde profissional não alcançou ainda o nível merecido.
Piso e teto Salarial
O Salário Mínimo Profissional do engenheiro agrônomo é estabelecido pela Lei Federal 4.950-A/1966, que define a remuneração de 6 (seis) salários mínimos regionais para 6 (seis) horas diárias de trabalho. As horas adicionais trabalhadas deverão ser pagas como horas extras, com um adicional de 50% conforme reza a Constituição Federal. O salário inicial dos engenheiros agrônomos, engenheiros químicos e arquitetos não podem ser inferiores a seis salários mínimos, que hoje equivale a: R$ 3.270,00.
Cursos que envolvem aperfeiçoamento em agronomia
O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do mundo, com uma produção diversificada como também são os climas, as vegetações e os solos regionais. E o trabalho desses profissionais concentra-se em setores específicos em função da atividade produtiva predominante na região, como o manejo de gado de corte, a produção de hortaliças, frutas, cereais, o beneficiamento industrial de produtos de origem vegetal e animal.
O zootécnico é o profissional orientado para a criação de animais e aproveitamento de seus produtos. Envolve-se com o cuidado da saúde de rebanhos, trabalhando em parceria com o médico veterinário. O médico veterinário cuida da saúde dos animais, desde as práticas preventivas e de manutenção da saúde até atividades de tratamento e cura de doenças. Pode receitar medicamentos e realizar cirurgias. Pode se ocupar de animais de variados portes. O curso de agronomia também é denominado engenharia agronômica. O engenheiro agrônomo também realiza algumas atividades que o zootécnico e o veterinário. No entanto sua formação também abrange manejo ambiental, acompanhamento de toda a cadeia da produção agroindustrial (preparação da terra, plantio, colheita beneficiamento etc.), recuperação de terras desgastadas, nivelamento de solo e sistemas de irrigação, bem como ocupar-se da administração de negócios agropecuários,
...