Engenheira Ambiental
Por: Ana Carolina Borba • 10/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 262 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
Os seres humanos procuram levar uma vida confortável baseado no consumismo, que acaba interferindo diretamente com o ambiente, uma vez que é necessário usar recursos naturais para produzir os bens de consumo que vão atender esse padrão de vida almejado.
O crescimento desordenado da população e a falta de consciência para com o meio, acarretam em impactos os quais reduzem o potencial do meio ambiente.
O setor da indústria química é o mais variado da área industrial, pois apresenta uma infinidade de produtos e processos, no entanto é o ramo que causa maior preocupação com relação à contaminação ambiental.
Dados do IBGE mostram que a indústria química representa 12,2% do PIB da indústria de transformação, perdendo somente para a indústria alimentícia.
O setor químico fabrica uma vasta lista de produtos de consumo e também matéria prima que pode ser utilizada em diversos outros setores da indústria.
Entre os mais importantes, podem ser citados:
fabricação de medicamentos e cosméticos,
produção de fertilizantes e defensivos agrícolas,
fibras sintéticas (utilizadas na indústria têxtil),
resinas e solventes (utilizados para produzir tintas e revestimentos) e
produtos que é destinado à fabricação de artigos de higiene e limpeza.
O artigo em estudo, teve como objetivo identificar e avaliar os impactos ambientais advindos de empreendimento do ramo químico e o diagnostico ambiental e classificação dos impactos foi feito com base no estudo da literatura. O artigo em estudo, teve como objetivo identificar e avaliar os impactos ambientais advindos de empreendimento do ramo químico e o diagnostico ambiental e classificação dos impactos foi feito com base no estudo da literatura.
...