O COOPERATIVISMO
Por: Renata Erismar • 9/7/2018 • Trabalho acadêmico • 535 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZGEM RURAL - SENAR
CURSO: TÉCNICO EM AGRONEGOCIO
DISCIPLINA: ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E SINDICALISMO
PÓLO: BARÃO DE GRAJAÚ
TUTORA PRESENCIAL: BERNARDETE DO E.S.F. NUNES
PERÍODO: 2018.1
COOPERATIVISMO
Renata Lopes de Oliveira
Floriano(PI), Junho/2018.
COOPERATIVISMO
Relatório referente a 1ª aula de campo realizada na Coopeartiva Agricola Mista de Santa Rosa – PI(COAMISAROL), Município de Santa Rosa/PI, acompanhada pela Tutora Bernadete Nunes, como atividade avaliativa da disciplina de Associativsimo, Cooperativismo e Sindicalismo.
FLORIANO (PI), JUNHO DE 2018.
RELATÓRIO VISITA TÉCNICA
- INFORMAÇÕES GERAIS :
Local da Visita Técnica
Municipio Santa Rosa do Piauí
Indicar o nome da Cooperativa/Associação/Sindicato visitado (a)
Cooperativa Agricola Mista de Santa Rosa do Piauí - COAMISAROL
Indicar a Data da Visita
09/06/2018
Indicar o tempo de duração da Visita Técnica
02 h(duas horas) de visita 09h às 11:00h
- PROFISSIONAL RESPONSÁVEL:
Tutora Bernadete Nunes
- OBJETIVOS DIDÁTICOS DA VISITA TÉCNICA:
A visita teve como objetivo a aquisição de conhecimento técnico e experiencia prática ligada ao Cooperativismo, principalmente atraves do contato direto com o presidente e também produtor rural; conhecer a estrutura e como funciona uma cooperativa e identificar possiveis problemas que podem vir ocorrer dentro da mesma.
- DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
No dia 09 de junho de 2018, foi realizada uma visita tecnica à Cooperativa Agricola Mista de Santa Rosa do Piauí (COAMISAROL). Durante a visita à Cooperativa, fomos recepcionados pelo Sr. Luis Sousa, presidente da cooperativa, e Sandoval, um dos associados. Os quais fizeram uma breve apresentação sobre a historia da cooperativa, a mesma surgiu em 1971, hoje ela conta com 96 associados, 55 ativos, porem somente uns 30 estão em dias com a mesma, bem como a forma que ela é administrada. A referida cooperativa, é a mais velha do estado do Piauí, com 48 anos. O estatudo só foi mudado mais ou menos umas 3 vezes desde que se instalou a Cooperativa. Em seguida, o presidente nos acompahou até o galpão onde é armazenado todo os equipamentos utilizados pelos associados e terceiros, mostrou tambem algumas maquinas que são alugadas para terceiros e emprestadas para associados. Hoje, após vários quedas financeiras e também de associados ativamente participantes, ela conta com um projeto de Milho, em parceria com a Embrapa, Banco do Nordeste e outros orgãos que apoiam as cooperativas.
- AVALIAÇÃO DA VISITA TÉCNICA:
De todos os problemas relatados, finaceiros e estruturais, o que mais preocupa é a falta de compromisso da maioria dos associados, pois não há uma envolvimentos dos mesmos, falltando assim mais atividades que possam vir a fazer com que a coperativa não fique estagnada em dividas e possa voltar a ser a cooperativa de alguns anos atrás, onde havia um grande capital de giro, onde todos eram beneficiados, o que é de praxte numa coopertiva.
Ao meu ver falta compromisso, falta discernimento de todos que fazem a Cooperativa de Santa Rosa-PI, para fazer com que uma entidade não venha a ser falida e ate mesma fechada, pois a cooperativa é de todos e para todos.
...