O Centro Universitário de Rio Preto
Por: Kellylima97 • 4/6/2019 • Resenha • 460 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Centro Universitário de Rio Preto – Unirp
Carlos Renato Pereira de Souza
Ra: 20180719
Ministério Público apura se pulverização de agrotóxico em canavial está prejudicando hortas em SP
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SÃO PAULO – BRASIL
2019
Ministério Público apura se pulverização de agrotóxico em canavial está prejudicando hortas em SP
Resenha crítica referente à disciplina de Direitos Humanos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Rio Preto, elaborado por Carlos Renato Pereira de Souza.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SÃO PAULO – BRASIL
2019
RESENHA
Ministério Público apura se pulverização de agrotóxico em canavial está prejudicando hortas em SP
Produtores da pequena cidade de Martinópolis, no Oeste de São Paulo, estão muitos preocupados com suas plantações, pois há um tempo estão tendo bastante prejuízo devido ao veneno utilizado para pulverizar o canavial ao redor de suas plantações.
No inicio os produtores notaram bastante queda na produção de frutos, folhas amareladas e murchas, algumas das plantas até chegaram a morrer. Até então concluíram que poderia ser alguma praga que estava afetando o local e fazendo este desastre em suas hortas.
Os produtos ali cultivados servem para o próprio consumo familiar do produtor, e em algumas vezes para vendas em feiras na cidade. Os produtores alegam que o desperdício e as perdas estão sendo constantes e esta ficando cada vez mais difícil de aproveitar os frutos.
As propriedades próximas ao canavial estão todas sofrendo por este mesmo problema, os moradores notaram que ao fazer as pulverizações com defensores agrícolas na plantação de cana-de-açúcar resíduos destes defensores se espalham no ar afetando então suas plantações.
O Ministério Público já vem acompanhando este caso, inclusive há uma investigação em andamento já para poder apurar e ver o responsável por esse prejuízo aos proprietários. O canavial pertence à Usina Alto Alegre, porém este tipo de serviço é terceirizado na empresa e dizem já estar informados e estão tomando providencias com a empresa responsável por essas pulverizações, além disso, estão verificando se houve realmente falhas e depois de constatado os produtores serão ressarcidos de seus prejuízos.
O Ministério Público aguarda ainda uma posição da empresa com os laudos apresentados para que possa tomar as devidas providencias quanto aos produtores prejudicados quanto à empresa responsável por este tipo de serviço.
Conclui-se que devido os produtores estarem sendo prejudicada em relação a esta falta de manejo correto do produto aplicado na cana a empresa responsável deveria buscar outras formas de aplicar este produto para que assim o canavial seja pulverizado corretamente e os produtores da região não sofrerem nenhum tipo de prejuízo em seus produtos, assim nenhuns dos casos sairiam prejudicados, pois ambas as partes são importantes para seus agricultores sendo eles direta ou indiretamente.
...