O LAUDO TÉCNICO
Por: wagnertche • 7/12/2017 • Trabalho acadêmico • 818 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CAMPUS ERECHIM
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
LAUDO TÉCNICO
ERECHIM
2016
INTRODUÇÃO
Desde muito tempo, o solo, as rochas e as condições hídricas, não eram de total importância para o homem. No entanto, com o passar dos anos, com cada vez mais tecnologia estudos e pesquisas, foi possível encontrar soluções para diversos tipos de adversidades.
O uso ponderado, economicamente viável e ambientalmente sustentável dos solos, exige um conhecimento precedente em relação as suas principais propriedades, limitações e utilidade de aplicação.
Possuindo como objetivo analisar a geologia, geomorfologia e recursos hídricos da cidade de Porto Xavier, para a elaboração de um laudo técnico, encontrou se por meio de pesquisas e analises, deformações no solo e a possível construção de uma ponte internacional. Para a analise ser feita, foi feito o uso de artigos e mapas da Fepam, Embrapa e CPRM, por exemplo, o que tornou a pesquisa mais rica em dados.
OBJETIVO
O estudo tem como objetivo principal fazer a analise de rochas, solos e condições hídricas, da cidade de Porto Xavier.
DESENVOLVIMENTO
Descrições
Porto Xavier localiza-se na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com a República Argentina. E fica cerca de 450 Km de Porto alegre.
O município que conta com as águas do rio Uruguai e que tem fronteira fluvial com a Argentina, sendo que o transporte de cargas e pessoas é feito através do Porto Internacional de Porto Xavier.
Geológico (solos do local)
Na região das Missões aonde se localiza a cidade de Porto Xavier, a maior predominância de solo é argiloso (latossolo). Este é um dos principais tipos de solos do Brasil. São ricos em ferro e alumínio e intensamente lixiviados.
Os latossolos são passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e reflorestamento. Normalmente, estão situados em relevo plano a suave-ondulado, com declividade que raramente ultrapassa 7%, o que facilita a mecanização (EMBRAPA).
Na cidade de Porto Xavier, a agricultura ainda é pequena, com apenas cultivo de grãos, como milho e soja, e algumas plantações de cana de açúcar. Um dos problemas enfrentados pela região são, a baixa fertilidade do solo, posto que trata se de litossolo.
Apesar de problemas como este, com técnicas, aplicações e estudos realizados no local, pode se reabilitar o solo. Sendo assim, melhor aproveitamento para a agricultura.
[pic 1]
[pic 2]
Fonte:http://www.cprm.gov.br/publique/media/geologia_basica/cartografia_regional/mapa_rio_grande_sul.pdf
A formação geológica da cidade de Porto Xavier, segundo a representação do mapa indica a derrames basálticos granulares finos, melanocráticos, contendo horizontes vesiculares espessos preenchidos por quartzo (ametista), zeolitas, carbonatos, seladonita, Cu nativo e barita.
Geotécnica ( rochas do local)
O município de Porto Xavier, conta com a presença de solos basálticos menos desenvolvidos, o que contribui para a redução de fertilidade no local. O que é um problema para a região, posto que a lavoura precisa de diversos nutrientes.
As rochas basálticas são de formação eruptiva, consolidada a partir de do magma no exterior da crosta terrestre. Posteriormente, quando é transformada em solo, a rocha basáltica, bem como torna-se rica em nutrientes e muito fértil. Garantindo melhor aproveitamento deste solo para o plantio e cultivo de inúmeros insumos.
Uma das varias maneiras de se utilizar a rocha basáltica para o manejo com o solo, seria o pó de basalto. Este pó consiste na rocha basáltica ou vulcânica moída. Com a aplicação do pó de rocha, tem se variadas vantagens, como por exemplo a correção de diferentes deficiências do solo, lenta liberação de nutrientes e baixo risco de lixiviação, entre outras.
Recursos Hídricos
A cidade de Porto Xavier é provida por três grandes rios: Ijuí, Camaquã e Uruguai. Os mesmo são de extrema importância para a região, tanto para a agricultura quanto para a exportação.
...