QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA
Por: Nathan Soares Ferraz • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 693 Visualizações
Universidade do Estado de Mato Grosso
[pic 1]
QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA
Experimento da vela
Prof°: José Augusto
Aluno: Nathan Soares Ferraz
Experiência da Vela
Materiais usados:
Vela;
Bacia com água;
Fósforo;
O experimento a seguir consiste em demonstrar as reações físicas e químicas de uma vela em variadas situações.
Experimento
Quando acendemos uma vela estamos visualizando dois fenômenos, um físico e um químico. O processo de combustão, quando o pavio da vela queima, é um fenômeno químico. Contudo, quando a cera é aquecida com o calor da combustão ela muda para fase líquida e quando resfriada, volta para a fase sólida. Esse processo continua até o pavio da vela terminar.
Com o auxílio de um isqueiro foi acendido o pavio de uma vela, no qual a mesma iniciou uma reação química chamada combustão.
A combustão é uma reação da mistura da parafina com o oxigênio do ar, produzindo CO2 e H2O (dióxido de carbono e água respectivamente). A vela é feita de parafina, a cera de parafina é formada por hidrocarbonetos saturados (carbono e hidrogênio). Quando você acende uma vela você derrete a cera dentro e próxima ao pavio. O pavio absorve a cera líquida e puxa-a para cima. O calor da chama vaporiza a cera, e é o
vapor da cera que se queima. A razão pela qual o pavio não se queima é porque a cera vaporizando refrigera o pavio, assim como todo o ar fresco em volta da vela é sugado para a base da chama.
Esse ar fresco é responsável por uma fase em que a chama da vela fica longa e o topo da vela acumula cera fundida com suas extremidades sólidas, formando uma depressão abaixo da chama.
A vela possuí duas colorações em sua chama, a cor azul na base da vela é resultado da quimioluminescência é a emissão de luz não acompanhada da emissão de calor. A chama vermelha é aonde ocorre oxidação completa das partículas de fuligem se a temperatura cair devido a correntes de ar, etc. a oxidação cessa e fuligem é emitida pela vela.
[pic 2]
*Quando a chama atinge o mesmo nível da água a mesma não apaga, pois, a parafina ao mesmo tempo que é derretida ela é também é solidificada pelo contato com a água formando assim uma espécie de proteção cilíndrica.
[pic 3]
O experimento da vela apresentado na água resultou na flutuação da mesma, que é constituída de parafina (CnH2n+2 (n > 20) que possui menor densidade que a água (H2O).
Observações
- Processo de combustão ocorre quando ascendemos a vela.
- A parafina em “contato” com o calor passa do estado solido para o estado líquido.
- A parafina passa do estado líquido para o gasoso.
- É liberado em forma de gases: Dióxido de Carbono(CO₂) e Água(H₂O).
- Quando a parafina se resfria a mesma volta do estado líquido para o estado sólido.
-Bolhas grudadas na base da vela são formadas quando a mesma está acesa praticamente submersa.
-Os resquícios de parafina líquida que se solidificou e afundou na água também apresentam bolhas.
-A combustão da parafina não apresenta odor.
-A parafina é formada por hidrocarbonetos saturados (carbono e hidrogênio).
...