Relatório de Aula Prática Foi realizada uma aula pratica na fazenda escola,
Por: elloco • 4/5/2016 • Relatório de pesquisa • 543 Palavras (3 Páginas) • 1.820 Visualizações
Relatório de Aula Prática
Foi realizada uma aula pratica na fazenda escola, juntamente com o professor e orientador Wilson Kanashiro, onde foi coletado uma amostra de solo para se analisar o teor de água e percentual de umidade, e também foi coletado e medido a altura pluviométrica em recipientes improvisados.
Experimento ¹ - Análise do Solo
Teor de água: esta é definida como a massa de água contida em uma amostra de solo, e medida de forma direta subtraindo a M.S.U. (massa de solo úmido) pela M.S.S. (massa de solo seco).
Percentual de umidade: este tem ligação direta com a densidade do solo, e é obtido pela divisão do teor de água pela massa de solo seco.
Materiais utilizados
- Canivete
- Sacos plásticos
- Régua
- Proveta de 500 ml
- Água
- Balança de precisão
- Estufa
Utilizou-se o canivete para perfurar e fazer uma abertura no solo com profundidade aproximada de 10 cm, onde foi utilizado uma régua para fazer esta medição. Todo solo retirado da abertura foi armazenado em uma saco plástico e posto em local protegido para evitar perda de água por evaporação. Utilizou-se outro saco plástico envolvendo toda abertura de onde foi retirado a amostra e feito o preenchimento com água armazenada na proveta de 500 ml, atentando-se a quantidade de agua a ser colocada para não exceder o volume máximo da abertura feita no solo, para assim se obter com maior precisão o volume de solo coletado. Em seguida pesou-se a amostra em uma balança de precisão para se obter a M.S.U depois de pesada, a amostra foi posta em uma estufa a 65° C durante 72 horas para que toda a água presente na amostra evapore, e assim tem-se a M.S.S Feito estes procedimentos, foi possível encontrar o teor de água e o percentual de umidade contidos na amostra.
Experimento ² - Coleta com Pluviômetro Improvisado
Altura pluviométrica: é a altura da lamina de água coletada em um pluviômetro durante uma chuva, sendo que essa altura é medida em milímetros, representa a quantidade de agua que caiu em um metro quadrado.
Materiais utilizados
- Recipiente plástico retangular
- Sistema de irrigação mecânica
- Balança de precisão
- Cronômetro
O recipiente plástico foi colocado sobre o solo em uma posição fixa, ligou-se o sistema de irrigação e foi ativado o cronômetro e marcado 15 minutos de coleta da água, ao terminar o tempo de coleta, o sistema de irrigação foi desligado. A água coletada no recipiente foi pesada, e o peso obtido em gramas representa a quantidade de agua que foi coletada em mililitros. Em seguida calculou-se a área do recipiente usado na coleta para então dar início a regra de três simples para obter o valor da altura pluviométrica coletada durante o experimento prático.
Conclusão
No experimento ¹ - Conclui-se que a diferença entre M.S.U e M.S.S e a água que está presente no solo úmido, e que durante o processo de secagem na estufa, é totalmente perdido, e a partir dessa informação é possível calcular a quantidade de água necessária para repor o teor e o percentual de umidade sem ter grandes desperdícios.
No experimento ² - Conclui-se que na ausência de um pluviômetro, é possível fazer a coleta da água com qualquer recipiente e a partir daí calcular-se a altura pluviométrica, vazão entre outros.
...