Tiro no pé
Por: Dilmar Alves Junior • 29/8/2017 • Resenha • 293 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Tiro no Pé
Os produtores acreditam aumentar a produtividade com o uso não controlado de agrotóxicos, usando a terra de maneira que não se reponha os nutrientes retirados através de um cultivo ou até apropriando-se de matas nativas para a criação de áreas cultiváveis. Porém, apesar de em curto prazo estas práticas gerarem alta lucratividade, em longo prazo tornam-se insustentáveis, levando a uma queda brusca da produtividade.
Devido a estas várias práticas produtivas impróprias grandes problemas ambientais são desenvolvidos, assim como o aquecimento global, aumentando gradativamente a temperatura, o desmatamento que é um dos principais vilões da extinção de árvores nativas para a construção de lavouras e pastagens. Os animais que vivem nessas vegetações também são ameaçados, pois tem o seu habitat natural destruído. A degradação do solo que acaba deixando o solo improdutivo devido à erosão, ocorrendo à perda de nutrientes e a compactação causada pelo uso excessivo da área com o pisoteamento animal. O esgotamento dos recursos hídricos sendo realizado pela utilização de grandes quantidades de água utilizada na pecuária e na produção de arroz, por exemplo. Contudo, essas práticas geram resíduos que podem contaminar o meio ambiente, como vasilhas de agrotóxicos descartadas em lugar improprio e as fezes dos animais.
No cenário atual o desenvolvimento sustentável está tendo um grande incentivo no setor agropecuário. A sustentabilidade ajuda não somente o meio ambiente, mas aumenta a produtividade e diminuindo gastos no futuro. As leis ambientais ainda são desrespeitadas, pois não se tem uma fiscalização que acompanhe as práticas agropecuárias, pois no Brasil o crime ambiental é uma prática comum, mas sem punições, que no máximo é a aplicação de multas.
...