TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Umidade Relativa do Ar

Por:   •  8/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 8

Questionário – Umidade do ar

  1. O que é umidade do ar e como ela se origina?

Umidade do ar é o nome dado ao vapor de água existente na atmosfera que varia de acordo com a temperatura e a pressão do clima. Ela se origina dos processos de evaporação e evapotranspiração e se concentra nas camadas baixas da atmosfera.

  1. Conceitue umidade do ar e destaque a sua importância agronômica.

A quantidade de vapor de água existente na atmosfera é denominada umidade do ar.

                Agronomia: A umidade relativa do ar é um dos fatores que determina áreas para plantio. Tal fator recebe esse destaque, pois afeta alguns processos do desenvolvimento da planta. Entre eles, a transpiração, importante para a redução da temperatura da folha, e a absorção dos nutrientes, essencial para o crescimento da planta.

Em condições de baixa umidade relativa do ar, a população de pragas, como ácaros e cochonilhas, aumenta consideravelmente. Já a polinização e a fecundação diminuem com quedas da umidade relativa, em virtude do dessecamento do pistilo. Além dos grãos que ao ficarem expostos a chuva e excesso de umidade, acabam prejudicando na pesagem e armazenagem do mesmo.

  1. Quais instrumentos são utilizados para medir a umidade relativa do ar e como eles funcionam?

A umidade relativa do ar tem como instrumento de medida de referencia o psicrômetro, o qual é um instrumento de medida instantânea, este instrumento é constituído de dois termômetros comuns, os quais são denominados termômetros de bulbo seco e de úmido, onde o termômetro de bulbo seco é o termômetro de mercúrio, com seu bulbo apenas exposto ao ar, enquanto que o termômetro de bulbo úmido tem seu bulbo envolvido, por um cordão umedecido em água, a qual evapora, possibilitando assim o calculo da umidade relativa do ar pela diferença de temperatura.

Higrômetro é constituído por substâncias que por sua capacidade de absorver a umidade do ar podem ser empregadas para medi-la. Sais de lítio alteram sua resistência elétrica conforme a quantidade de água que absorvem, e esta pode ser medida com um amperímetro e assim obter valores convertidos em umidade relativa do ar.

  1. O psicrômetro pode ser separado em quantos tipos? Explique cada tipo.

 O psicrômetro pode ser separado em dois tipos, o ventilado e o não ventilado. O não ventilado é o mais comumente usado e sua ventilação depende do fluxo de ar do ambiente, o qual varia ao longo do tempo favorecendo ou não a evaporação. Já o piscrômetro ventilado possui um mecanismo acoplado ao aparelho, cuja função é aspirar o ar e com isso manter um fluxo constante gerando resultados independentes do fluxo de ar do local.

  1. O que é um sensor capacitivo de UR e como funciona?

É um sensor que se emprega nas estações meteorológicas automáticas. Esse sensor é constituído de um filme de polímero que absorve vapor d água do ar alterando a capacidade do circuito ativo. Exige calibração e limpeza freqüente.

  1. Qual é a importância da DPM?

Determinação da Duração do Período de Molhamento é o tempo que o espaço dos vegetais (folhas, frutos, flores e colmo) apresenta se molhados, no qual são provenientes da condensação de orvalho. Esta variável é extremamente importante no contexto da fitossanidade vegetal, uma vez que ela é essencial para o processo infeccioso de doenças fúngicas e bacterianas.

  1. Explique como garantir um conforto animal nas regiões tropicais e subtropicais?

Os animais procuram ambientes termoneutros buscam locais sombreados essa é única opção para os animais para que haja um conforto animal nas regiões tropicais e subtropicais

  1. Quando olhamos para um pasto, nos horários mais quentes do dia, percebemos que os animais normalmente ficam em baixo das arvores. Explique porque isso acontece.

É uma das maneiras de se obter conforto principalmente conforto térmico dos animais,pois na sobra tem –se uma menos infiltração radiação solar tendo um lugar mais agradável e uma umidade do ar melhor

  1. Ao verificar a temperatura de um psicrômetro percebemos que a temperatura do bulbo seco é igual a 36 º C e a do bulbo molhado é de 30 ºC. Qual é a umidade relativa desse local?

TS: 36 ºC

Diferença de temperatura: 6 ºC

Portanto a umidade relativa desse local é de 64%

[pic 1]

  1.  Em um determinado local encontramos uma temperatura de 28ºC. Se a quantidade máxima de vapor de água que o ar suporta é de 50 ml e nele possua apenas 40 ml, qual é o ponto de orvalho que encontramos?

[pic 2]

UR:  40/50*100: 80%

UR: 80%

T: 28ºC

To = 28 - (14,55 + 0,114 x 28) x [1 - (0,01 x 80)] - {(2,5 +0,007 x 28) x [1 - (0,01 x 80)]}³ - (15,9 + 0,117 x 28) x [1 - (0,01 x 80)]14

To = 24,295 ºC

  1. Como a temperatura atinge seus valores mais altos durante o dia, e mais baixos durante a noite ? 

A umidade relativa do ar tende a ser menor durante os períodos mais quentes do dia e maior durante a noite

  1. O ar seco, isento de água, é composto por quais gases?

Nitrogênio (N2) – aproximadamente 78% –, seguido de oxigênio (O2) – aproximadamente 21% –, e argônio (Ar) – cerca de 1% –, além de outros gases como dióxido de carbono (CO2), neon (Ne), metano (CH4) em quantidades menores.

  1. Ao passearmos à beira de um lago ou de uma represa no fim da tarde, quando a temperatura baixou repentinamente, normalmente nos deparamos com a neblina. Como se explica esse fenômeno?

Com o nascer do sol e com o passar do dia, a temperatura tende a aumentar e, ao fim do dia, diminuir. Este fato é bastante importante, pois a quantidade de vapor de água que o ar pode conter aumenta com a temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de água possível no ar. Para entendermos a situação da formação da neblina, vamos atribuir valores ao exemplo acima. Imaginem um dia quente, com a temperatura próxima a 30ºC, e a quantidade de vapor d’água a beira do lago estivesse bem próxima do limite de saturação, do ponto de orvalho. A 30ºC o valor é cerca de 30 g/m3. Agora imaginemos que a temperatura diminuísse em 5ºC, sendo que para a temperatura de 25ºC o ponto de orvalho de 23g/m3. A diferença de aproximadamente 7 g/m3 de vapor d’água que estava no ar, não “cabe” mais, ou seja, o ar não consegue retê-la. O vapor então se condensa em minúsculas gotículas de água líquida que fica suspensa no ar formando a neblina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (232.5 Kb)   docx (439.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com