Como a medida de tempo evoluiu e como ela esta associada com a posição geográfica na superfície
Por: Héric Moura • 2/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 609 Palavras (3 Páginas) • 633 Visualizações
[pic 1]
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia do Mar
Universidade Federal de São Paulo
Campus Baixada Santista
Módulo: Fenômenos Mecânicos
Professor Dr.:Fernando Ramos Martins.
Grupo: Corsários do BICT-Mar.
Integrantes: (coloquem em ordem alfabética) Ubiratan Evangelista Lucas de Sousa.
Tema: Grandezas e Unidades.
Objetivo: Compreender como a medida de tempo evoluiu e como ela está associada com a posição geográfica na superfície
O presente trabalho teve como preocupação precípua pelo grupo de pesquisar como a humanidade criou diferentes instrumentos e formas de medir o tempo e quais deles seriam capazes de relacionar o espaço como referencia.
Encontramos, de acordo com a proposta inicial do grupo, que a medida temporal correspondia as necessidades e o conjunto de conhecimento acumulado de determinados grupos sociais segundo crenças, práticas cotidianas e criatividade[1].
Durante a história, o homem criou diferentes instrumentos e formas de medir o tempo[2] entre elas podem relacionar:
O relógio de sol um dos mais antigos por volta de 3500 que se orientava pela direção e comprimento da sua sombra, portanto, talvez sem saber do movimento de rotação da terra tinham idéia da repetição dessa trajetória.
O relógio de areia, também conhecido como ampulheta, que consideravam o tempo da passagem da areia de cima para baixo.
O relógio de água, também é conhecido como clepsidra, onde o líquido forçado pela gravidade escorre de uma abertura de um recipiente colocado na parte superior;
Relógio de bolso, relógio de pendulo e de pulso, digital e atômico que apesar de utilizarem dos conceitos físicos não contemplavam a questão do espaço segundo nosso entendimento.
A segunda parte da pesquisa consistia na medida do espaço ao longo da história e descobrimos que a humanidade criou e adaptou a noção de distância de acordo com suas necessidade na produção agrícola, militar e de navegação.[3]
Nos causou grande surpresa quando descobrimos que as unidades de medida eram realizadas de acordo com partes do corpo, exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos. Ela consistia na distância do cotovelo até a ponta do dedo médio do faraó. O palmo também era muito utilizado pelos povos egípcios, essa medida consistia na utilização de quatro dedos juntos e correspondia à sétima parte do cúbito. Hoje o palmo ainda é utilizado em medições caseiras, é medido pela distância em linha reta do polegar ao dedo mindinho. jarda como medida de comprimento. Essa medida consistia na distância entre o nariz e a ponta do polegar com o braço esticado. Polegada pelo dedo polegar, além do sistema de pé e milha entre outros.
...