Portfólio Físico-Química
Por: Maria Ruela • 10/12/2017 • Projeto de pesquisa • 662 Palavras (3 Páginas) • 448 Visualizações
Estrela
Definição:
Corpo celeste que possui luz própria e que se forma a partir de uma nebulosa. É por isso um corpo luminoso.
[pic 1]
1
Constelação
Definição:
Conjunto de estrelas situadas na mesma região do céu, que parecem não mudar de posição umas em relação às outras formando figuras imaginárias.
[pic 2]
2
Nebulosa
Definição:
Nuvem de gases e poeiras, normalmente iluminada pelas estrelas próximas, é uma maternidade de estrelas; ou podem ser, pelo contrário, como no caso das nebulosas planetárias, resíduos de estrelas em fim de vida.
[pic 3]
3
Anã Branca
Definição:
É fase final da vida duma estrela com massa semelhante à do Sol. Depois de se expandir e de se ter transformado numa gigante vermelha, a estrela contrair-se-á (nebulosa planetária) e atingirá a fase de anã branca. Astro pequeno, denso e com pouco brilho.
[pic 4]
4
Supernova
Definição:
Explosão violentíssima duma estrela de massa elevada que representa a passagem fase de super gigante a supernova. Estrela com um brilho muito intenso.
[pic 5]
5
Estrela de Neutrões
Definição:
Se a massa da estrela for cerca de dez vezes maior do que o Sol, à fase final da sua vida corresponderá uma estrela de neutrões.
[pic 6]
6
Buraco Negro
Definição:
Se a massa da estrela for cerca de trinta vezes superior à do Sol, a sua fase final corresponderá a um buraco negro. A estrela torna-se tão densa que não deixa escapar a sua própria luz, dando origem a uma região escura (negra), que «absorve» tudo o que lhe está próximo.
[pic 7]
7
Quasar
Definição:
Corpo celeste que se move a grande velocidade e tem uma luminosidade tão intensa que chega a emitir mil vezes mais energia que toda a galáxia Via Láctea. Quasar: quase-estrela.
[pic 8]
8
Planeta Principal
Definição:
Astro sem luz própria podendo reflectir a luz de uma estrela, que orbita em torno do Sol numa trajectória elíptica, sendo dominante na sua órbita. Pode também ser chamado de planeta primário.
[pic 9]
9
Planeta Secundário
Definição:
Astro sem luz própria que orbita em torno de um planeta principal e acompanha o movimento deste em torno do Sol. Pode também ser chamado de satélites natural ou lua.
[pic 10]
10
Planeta Anão
Definição:
Astro sem luz própria que orbita em torno do Sol, numa trajectória elíptica, sem ser dominante na sua órbita.
[pic 11]
11
Sistema Planetário
Definição:
Conjunto de asteróides, meteoros, cometas e planetas que orbitam em torno de um corpo central.
[pic 12]
12
Galáxia
Definição:
Aglomeração de estrelas, planetas, … mas principalmente de sistemas planetários. Pode ter quatro formas: espiral, elíptica, esférica ou irregular.
[pic 13]
13
Enxame de Galáxias
Definição:
Agrupamento de galáxias.
...