Principais Periféricos
Casos: Principais Periféricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vnishizaki • 17/11/2014 • 3.131 Palavras (13 Páginas) • 492 Visualizações
Principais periféricos
"Nada adiantaria hoje o computador se não tivéssemos meios de transformar seus dados em algo concreto e plausível para seus usuários. Os periféricos que incluem as impressoras , scaner, caneta óptica, câmeras, modens, placas de som e outros, tornam a vida do usuário muito mais prática e produtiva, pois a medida que o número de periféricos aumenta, mais recursos são disponibilizados, podendo tornar assim um simples programa de dados em algo muito mais interessante...". (Aluno: Marcelo Varela - "Os periféricos" - Trabalho da disciplina - INE5214 99.2 )"
Os periféricos são dispositivos instalados junto ao computador, cuja a função é auxiliar na comunicação homem/máquina. Estes dispositivos poderão estar na periferia (em torno) do computador ou dentro do próprio gabinete. O gabinete é uma caixa metálica na horizontal ou vertical, que tem a função de servir como suporte à placa-mãe, drives de comutação e outros dispositivos eletrônicos. Nele são conectados os periféricos. Geralmente, os gabinetes dos PC's possuem chaves de comutação:
I/O ou On/Off - sua função é ligar ou desligar o computador.
Reset - este botão corta momentaneamente a alimentação elétrica fornecida à memória RAM, forçando a reinicialização do Sistema Operacional.
Turbo - tem a função de acelerar ou desacelerar a velocidade de processamento do computador. Nos computadores atuais esta chave caiu em desuso devido a existência de um único modo de funcionamento.
Periféricos de entrada-saída
O usuário ao utilizar o computador, precisa de meios que permitam a entrada de desejados e a conseqüente saída. Para isso existem os periféricos de entrada e saída. O periférico de entrada mais comum é o teclado, e o de saída é o monitor de vídeo do computador. No caso dos periféricos de entrada, além do teclado existem vários outros meios que permitem a entrada dos dados, alguns deles são:
Fita magnética
Caneta óptica
Cartão magnético
Teclado
Mouse
Scanner
Joystick (utilizados para manipulação de jogos)
Microfones, Etc.
A voz está sendo usada como dispositivo de entrada, mas devido a grande variedade de padrões de voz dos seres humanos, é difícil o desenvolvimento nesta área.
O monitor de vídeo é um dispositivo de saída temporário pois caso a energia seja interrompida as informações que estavam na tela serão perdidas, desta forma para que haja uma fonte de consulta permanente é preciso recorrer a outros periféricos de saída existentes, como por exemplo:
Impressora
Plotters
Microfilme
Caixas de som, etc.
FITAS MAGNÉTICAS
São encontradas dois tipos: de rolo (Open Reel Tape) e as cassete (Data Cassete). As fitas de rolo são normalmente utilizadas em computadores de grande porte.Também são utilizadas para cópias de segurança de arquivos. Como desvantagem apresentam uma certa lentidão operacional e somente permitem leitura seqüencial. As fitas cassete, utilizadas em computadores pequenos e de tecnologia antiga, apresentam as mesmas desvantagens das fitas de rolo, e geralmente apresentam erros de leitura após alguns dias de sua gravação ou mesmo se lida em um drive diferente. Foram substituídas pelos discos flexíveis e estes estão sendo substituídos por discos zip. A tendência é a substituição de "leitura/gravação magnética" para "leitura/gravação ótica" como encontrados nos compact disks de leitura/escrita.
CANETA ÓPTICA
Possui o formato de uma caneta comum, mas em sua extremidade possui um sinal luminoso, capaz de interpreta diferenças entre o preto e o branco, como usado em código de barras.
TECLADO
O teclado é utilizado para entrada de caracteres que são interpretados no programa e executados no computador. A família dos PCs possui um teclado padrão conhecido como enhanced, com 101 teclas.
Principais teclas utilizadas:
DEL/DELETE - possui a função de apagar os dados selecionados no computador
SHIFT - possui função de fixar os caracteres em letra maiúscula, e obter alguns caracteres posicionados na parte superior das teclas
INS/INSERT - sua função é ativar o modo de inserção de texto e, quando este já estiver ativado, desativá-lo. Assim qualquer caractere digitado é inserido onde estiver o ponto de inserção dentro do texto.
CRTL - esta tecla gera comandos especiais quando utilizada em conjunto com outra tecla. Esses comandos dependem do comando em uso.
CAPS LOCK - quando ativado, qualquer caractere será interpretado como maiúsculo, valido somente para teclas alfabéticas. Precionando a tecla novamente o comando será desativado.
ESC - geralmente usada para abandonar um programa ou um procedimento, causado por acidente.
TAB - usado em programas editores de texto com a função de avançar a tabulação do texto.
ALT - permite o uso extra de algumas teclas. É inativa.
ENTER - as teclas ENTER e RETURN possuem funções idênticas, confirmando a entrada de dados no computador.
BACKSPACE - retrocede o cursor, apagando o caractere imediatamente à esquerda do mesmo.
HOME - refere-se a um deslocamento do cursor, levando-o ao início de algo.
END - o inverso de HOME
PAGE UP - desloca o cursor uma tela acima
PAGE DOWN - desloca o cursor uma tela a baixo
SETAS - desloca o cursor no sentido indicado
MOUSE
O mouse é um dispositivo de entrada do computador com botões de controle (geralmente dois ou três). É movido com a mão sobre uma superfície plana
...