TECNOLOGIA M-LEARNING
Por: Liciane Lourenço • 31/8/2017 • Abstract • 803 Palavras (4 Páginas) • 489 Visualizações
TECNOLOGIA M-LEARNING
O desenvolvimento dessa tecnologia é feito dentro do enfoque de objetos de aprendizagem, sendo reutilizado em diferentes dispositivos móveis. Visa prover ambiguidade para o processo de aprendizagem, assim os recursos estão acessíveis a qualquer momento, com interatividade aonde quer que o aluno esteja para uma aprendizagem significativa, criando assim um contexto mais dinâmico e motivador. Este artigo pretende apresentar sensores de dispositivos móveis para o ensino.
Os smartphones são telefones celulares com alta capacidade computacional e de comunicação. São bastante difundidos entre os jovens, estando cada vez mais presente na sociedade. Com um simples toque as informações são apresentadas em uma velocidade cada vez maior. Os aplicativos facilitam a vida das pessoas de uma maneira que essa tecnologia está adentrando no ensino, seja na educação básica ou superior.
Com essa nova tecnologia no ensino possibilita o aluno acessar diferentes recursos de apoio ao ensino ao ensino e aprendizagem.
A utilização do smartphone como ferramenta pedagógica na aprendizagem é bastante significativa com base na teoria, assim pode-se aplicar o uso da tecnologia no ensino de ciências e física. Alguns sensores já vem embutido nos celulares, sendo muito uteis para a aprendizagem.
Sensores como acelerômetro, giroscópio, magnetrômetro, microfone, luxímetro e sensor de proximidade, podem ser usados em atividades experimentais em sala de aula para melhor compreensão dos aluno.
Plano de Aula 1
Tema: Utilização do Smartphone para Experimentos em Sala de Aula
Objetivo: Apresentação da tecnologia m-learning,
Desenvolvimento: Explicar como essa tecnologia funciona e os benefícios para um melhor entendimento do aluno em sala de aula sobre o assunto que muitas vezes se torna complicado para a compreensão do aluno.
Plano de Aula 2
Tema: Luxímetro
Material: 2 smartphone
Objetivo: Mostrar através do smartphone a medição da luminosidade.
Desenvolvimento: será dado uma breve explicação sobre a medição, para medir a intensidade da luz usaremos o luxímetro.
Experimento: Um smartphone com o flash, outro com o sensor ou aplicativo, para medirmos a intensidade da luz usaremos o luximetro, localizado na câmera do celular.
Na imagem a seguir, foi colocado um celular com o flash ligado e outro com o aplicativo luxímetro instalado frente a frente em uma determinada distância.
[pic 1]
Figura 1: Experimento para media a intensidade da luz.
Avaliação: o experimento será colocado em pratica, sendo aplicado pelos alunos.
Plano de aula 3
Tema: Macrofotografia
Material: Tablet e uma gota d’água.
Objetivo: Estudar as cores em uma tela LCD de um tablete.
Desenvolvimento: Utilizando a câmera encontrada na maioria dos samrtphones. A lente dessas câmeras tem o diâmetro muito pequena, o suficiente para serem cobertas por uma gota d’água.
Experimento: Para aplicar a gota sobre a câmera, basta molhar o dedo e aplicar cuidadosamente sobre a lamina protetora da câmera.
[pic 2]
Figura 2: Aplicando gota d'água sobre a câmera.
[pic 3]
Figura 3: Mostrando como as cores são formadas em cada pixel.
Plano de Aula 4
Tema: Acelerômetro
Material: smartphone.
Objetivo: Mostrar que um smartphone é capaz de medir acelerações.
Desenvolvimento: Em sala o aluno sobe na cadeira, iniciar a gravação dos dados do acelerômetro e deixar o smartphone cair.
Experimento: Na sala de aula um aluno sobe na mesa com o celular e os outros alunos ficam segurando um pano para o celular não cair no chão.
[pic 4]
Figura 4: Aceleração em movimento
A figura mostra o gráfico da aceleração em movimento.
Avaliação:
Perguntas para os aluno:
- Quanto tempo o smartphone ficou no ar?
- A aceleração do dispositivo permanece constante durante toda a queda?
- Qual a altura da queda?
Plano de Aula 5
...