Móbile Learning: A Tecnologia Móvel na Educação
Por: Marcela Oliveira • 6/3/2019 • Trabalho acadêmico • 820 Palavras (4 Páginas) • 570 Visualizações
Nome: Marcela Gomes Fernandes de Oliveira
Matrícula: 18212080307
Curso: Pedagogia
Polo: Belford Roxo
Móbile Learning: A tecnologia móvel na Educação.
Utilizando a tecnologia a favor do conhecimento.
Nos últimos 30 anos a comunicação mediada por computador para fins educativos levou a expansão da tecnologia, oferecendo diferentes ambientes educacionais. Seja utilizando as plataformas educacionais até o uso de smartphones.
Essa novidade traz um debate quanto ao processo educacional, pois já não está mais centralizada no professor e o ensino já não mais se dá apenas na sala de aula.
Para Jenkins(2009), a convergência dos meios de comunicação tem impacto direto em seu consumo
“Um adolescente fazendo a lição de casa pode trabalhar ao mesmo tempo em quatro ou cinco janelas abertas do computador: navegar na internet, ouvir e baixar arquivos mp3, bater papo com os amigos, digitar um trabalho e responder e-mails, alternando rapidamente as tarefas”.
Comunicação e Educação são duas ciências que se aproximam e que passam dividir territórios comuns. ( Souza 2013).
Atualmente com a tecnologia digital essas duas ciências se aproximam mais ainda.
A aprendizagem móvel, o móbile learning, é definida por Souza(2013) como um novo modelo educacional que oferece uma extensão do ensino mediante a utilização dos dispositivos móveis.
Mobile Learning em português pode ter o conceito de aprendizagem móvel ou ser entendido como integração das tecnologias móveis no contexto educativo.
Ele é uma derivação da Educação a Distância que utiliza a mobilidade em seus diferentes aspectos tais como
Mobilidade no espaço físico – Utilização em diferentes locais
Mobilidade tecnológica – Utilização de ferramentas e recursos portáteis.
Considerado relativamente recente, permite aos alunos e professores uma nova possibilidade de Ensino a distância (E.A.D), utilizando a tecnologia através da internet.
A utilização da rede móvel no processo educativo ainda causa divergências tais como:
Devemos proibir ou integrar?
São geradores de ruído ou acrescentam algo novo?
Levando-se em conta que a maioria das pessoas possui um smartphone, celular ou tablet e que a maioria dos alunos que frequentam as escolas ou universidades já nasceram na Era Tecnológica, utilizando computadores, videogames a maior parte do tempo no seu dia a dia. Porque não explorar as possibilidades de mídia eletrônica a favor da divulgação de conhecimentos?
Os dispositivos móveis são aliados no processo de ensino, complementando seus estudos e no desenvolvimento de atividades.
Surgindo então uma adequação do modelo de Educação a distância ao comportamento da nova geração cada vez mais tecnológica.
Reproduzindo uma sala de aula de forma interativa, dinâmica em um ambiente virtual, onde o aluno pode estudar em qualquer lugar de acordo com sua disponibilidade de horário, facilitando e dinamizando seus estudos agregando conhecimento.
No Brasil a quantidade de pessoas cursando nível superior E.A.D., vem aumentando ,pois muitos não tem condições financeiras ou mesmo disponibilidade de horário para cumprir a carga horária de uma universidade presencial, sendo o ensino a distância a melhor alternativa devido ao baixo custo e adequação de horário.
Porém existem vantagens e desvantagens no uso do Móbile Learning.
Uma das vantagens é que o aluno que moram distantes ou que não possui tempo suficiente para estudar em uma Universidade presencial pode compartilhar e ter acesso ao conteúdo que aprendeu a qualquer hora.
Outras vantagens são: mobilidade, diversidade, autodidatismo e constância.
Existem algumas desvantagens com relação ao Móbile Learning, duas delas são:
Exigência de elevado conhecimento da compreensão do texto, falta de familiaridade de algumas pessoas com o funcionamento do computador além da dificuldade de ter autodisciplina para manter as matérias em dia.
Algumas desvantagens: isolamento, distração e dificuldades.
A seguir uma breve explicação das vantagens e desvantagens.
Vantagens:
Mobilidade – Pode ter acesso ao material de onde estiver, utilizando smartphone, celular ou tablet.
Autodidatismo- Com acesso a diversos materiais o aluno, vai adquirindo conhecimento além do que lhe é proposto, começando a estudar por conta própria.
Constância – O conteúdo está sempre à disposição do aluno.
Desvantagens:
Isolamento – Alunos estando longe um do outro tende a ser isolar, não interagindo e deixando de trocar conhecimento com o grupo.
...