À medida que um metal é soldado
Por: netocruz • 18/2/2016 • Trabalho acadêmico • 496 Palavras (2 Páginas) • 397 Visualizações
À medida que um metal é soldado, a região adjacente ao chanfro, que faz parte do metal de base, acaba por ter sua característica alterada (microestrutura, morfologia e tamanho do grão), isso ocorre graças ao ciclo térmico que esta região fica exposta, consequentemente denominada zona termicamente afetada ZTA.
Figura – representação de Uma junta solda
[pic 1]
Com a finalidade de observa a influencia da energia de soldagem de cada passe de soldagem na micro estrutura e morfologia do metal de base, foram realizados passes de soldagem e retirado corpos de prova para ser submetido a analise metalografica.
Para a soldagem dos corpos de prova o processo envolvido foi SMWA ( eletrodo revestido) para o passe de raiz (1), utilizando eletrodo revestido 7010, para os passes de enchimento (2,3,4) e acabamento (5,6) foram utilizado o processo GMAW (MIG), o gás de proteção foi o argônio puro, devido ao seu baixo custo, maior densidade e penetração. As soldas foram realizados em junta de topo com chanfro em V.
Figura – esquema da Junta Soldada
[pic 2]
Após a soldagem através de microscopia óptica determinou o tipo de microestrutura que formou no metal de base. A região de analize foi a ZTA (zona termicamente afetada) região do metal de base que sofre maior influência micro estrutural devido o apótema térmico.
Figura – imagem microestrutura do metal de base aumento de 1.000 X
[pic 3]
- Micro estrutura do metal passe 1 (b) Micro estrutura do metal passe 2
[pic 4]
- Micro estrutura do metal passe 3 (d) Micro estrutura do metal passe 4
[pic 5]
- Micro estrutura do metal passe 3 (f) Micro estrutura do metal passe 4
Como podemos observa a amostra 1 apresenta uma microestrutura constituída totalmente de grão grosseiro. Enquanto isso, nas amostra 2 e 3, os grãos grosseiros aparecem com menores e mais alinhados. Já as amostra 5 e 6 apresenta microestrutura diversificada, contituida de grão grosseiros e grão refinados, isso se deve, principalmente, a sobreposição dos cordões, fazendo com que ocorra um revenimento nos passes anteriores.
Foram realizados perfis de dureza para cada amostra
Gráfico – Perfil da amostra 1
[pic 6]
Gráfico – Perfil da Amostra 2
[pic 7]
Gráfico – Perfil da Amostra 3
[pic 8]
Gráfico – Perfil da Amostra 4
[pic 9]
Gráfico – Perfil da Amostra 5
[pic 10]
Observando os perfis de micro dureza é possível afirma que a medida que o grãos vai ficando mais finos possui maior dureza e resistência que um material com grãos grosseiros, e fazendo uma analogia com as imagens e fácil observa que tal fato deve-se maior número de contornos de grão.
...