Ética na Construção Civil Disciplina: Estágio Supervisionado
Por: Camila Barros • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Engenharia Civil
Ética na Construção Civil
Disciplina: Estágio Supervisionado
Professor: Fernando Miranda
Aluna: Camila Pereira Barros
Matrícula: 2015022302
Rayanny Barros Esmeraldo Arrais
Matrícula:201403160201
Sumário
1.RESUMO 3[pic 2]
2. INTRODUÇÃO 3[pic 3]
3.OBJETIVO 3[pic 4]
4.DESENVOLVIMENTO 3[pic 5]
5. CONCLUSÃO 5[pic 6]
6. REFERÊNCIAS 5[pic 7]
RESUMO
Assim como todas as áreas de atuação profissional, também existe a Ética na Construção Civil. Quando elas são seguidas corretamente contribui para o bom funcionamento da atividade do setor e acredita-se que os problemas de ordem ética podem provocar a diminuição da sua contribuição para o desenvolvimento do país, uma vez que, a área da construção potencializa o crescimento econômico.
O setor da construção civil está amparado pelo Código de Ética da Construção Civil, elaborado pelo CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção e admitir a importância de um Código de Ética não basta, é imprescindível ter acesso ao mesmo e saber usá-lo no cotidiano profissional.
- INTRODUÇÃO
Muitas vezes a questão da ética é menosprezada por diversos profissionais. Empreiteiros da construção civil revelam preocupação por questões éticas, contudo, a maioria não tem acesso a qualquer código de ética e nem nunca aplicou. Por outro lado a existência de comportamentos antiéticos neste setor é explicada pela forte concorrência existente no setor, aliada à crise econômica nacional e internacional atualmente.
Em períodos de recessão econômica como o atual, é fundamental a existência de um padrão ético de conduta que seja comum a todos os profissionais da construção, sob pena das economias designadas crescerem erroneamente e assim gerar diversos problemas posteriores. Muitas vezes, essas economias e outros procedimentos são realizadas pelos profissionais mesmo sabendo dos riscos advindos de inconformidades com as Normas Técnicas e arriscam suas integridades físicas em situações completamente evitáveis.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho consistirá de um relato de uma obra ou atividade inerente à construção civil que não seguiram os preceitos previstos pelo Código de Ética da Engenharia Civil.
DESENVOLVIMENTO
A construção escolhida para apresentar este trabalho foi a obra do Palace ll, um edifício construído pela Empresa Serjan na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro na década de 90. Esse empreendimento ficou nacionalmente conhecido após parte do prédio desabar no dia 22 de fevereiro de 1998 destruindo 44 apartamentos e deixando 8 vítimas fatais.
Devido muitas falhas estruturais e de acabamento a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro interditou o prédio, mas no momento do desabamento havia um grupo de moradores que mesmo sabendo do risco eminente adentraram ao edifício para pegar seus pertences e acabaram sendo soterrados com o desabamento.
O laudo técnico feito pela perícia concluiu que havia erros de execução de obra, um dos peritos informou que conchas do mar foram encontradas em diversos destroços do edifício, o que levantou a suspeita de uso de areia da praia para a concretagem da estrutura. Após análises em laboratórios conclui-se que realmente havia sido utilizado areia da praia no empreendimento. A Construtora responsável pela execução da obra já contava com diversos processos referentes há más construções, mas mesmo assim, devido uma fiscalização falha, o empreendimento foi aprovado.
...