A ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: engDeborah • 17/11/2020 • Trabalho acadêmico • 3.270 Palavras (14 Páginas) • 109 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
DEBORAH CARVALHO CARDOSO
RA. N544872
TURMA EB1P07
APS
(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)
SÃO PAULO
2020.
UNIP – Universidade Paulista
DEBORAH CARVALHO CARDOSO
RA. N544872
TURMA EB1P07
APS
(ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)
Trabalho da APS apresentado para Universidade UNIP sobre
o “projeto teórico de um canhão de mola”.
SÃO PAULO
2020.
RESUMO
Neste trabalho, será abordado o lançamento de projéteis,cujo tema foi abordado na matéria de mecânica da partícula.O projeto teórico consiste basicamente na construção de um canhão de mola,à qual será estudado os principais tipos de componentes de um lançamento oblíquo.como movemineto horizontal e vertical, equação da trajetória,alcance horizontal e abordar o teorema de energia mecânica.
Abstract
In this work, the launching of projectiles, whose theme was addressed in the matter of particle mechanics, will be addressed. The theoretical project basically consists of the construction of a spring cannon, which will be studied the main types of components of an oblique launch. horizontal and vertical, trajectory equation, horizontal reach and address the mechanical energy theorem.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------------------------pág 05
OBJETIVO -------------------------------------------------------------------------------------------------------pág 06
REVISÃO BIBLIOGRAFICA --------------------------------------------------------------------------------pág 07
METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------------------------------------pág 12
RESULTADOS E DISCUSSÕES --------------------------------------------------------------------------pág 14
CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------------------------------------pág 22
BIBLIOGRAFIA-------------------------------------------------------------------------------------------------pág 23
INTRODUÇÃO
Segundo historiadores ,o canhão foi inventado no século XIV pelo monge e alquimista alemão Berthold Schwarz (1310-1384), na cidade de Friburgo (Alemanha),à qual ele utilizou uma mistura de nitrato de sódio, enxofre, pólvora e outros reagentes químicos, afim de testar o poder de explosão de sua criação. Embora a pólvora já fosse conhecida pelos chineses, utilizada não apenas em fogos de artifício, mas também como criação de armas em guerras, esta foi a primeira arma de projéteis para longo alcance já projetada.Com isso, a invenção do canhão foi a primeira arma-de-fogo já construída da história de longo alcance. A peça de artilharia foi utilizada pela primeira vez em 1334, quando o bispo Nicolau I de Constança mandou defender com ela a cidade de Meersburg.Mas há controversias que foi inventado pelos chineses, outros dão a primazia aos mouros, que o teriam utilizado na Península Ibérica, em 1305, no Cerco de Ronda. Há documentos que comprovam a introdução de duas bocas de fogo na batalha de Metz, em 1324.
O canhão ,funciona da seguinte forma, uma peça metálica (o martelo) bate numa munição cheia de pólvora, causando uma explosão que lança um projétil em direção ao alvo.Um canhão não sofre alteração durante a trajetória, seu seguimento é curto e reto, já o tipo de canhão abuseiro ,é um lançamento longo e em forma de parabola ao cair no alvo,cujo são conhecido como lançamento oblíquo.
O lançamento de projéteis , foi explicado pelo fisico e filosofo Jean Buridan,discipulo de Aristóteles, sob a influência das concepções aristortélicas, à qual envolve a teoria do Ímpeto.A teoria do ímpeto , é uma trajetória de um projétil com base nas relações entre o impeto comunicado inicialmente e o ímpeto do peso do projétil.De modo , qe quando lançado , o tal do projétil recebe um ímpeto inicial que é bem maior que o ímpeto de seu peso,mas o ímpeto inicial vai diminuindo até quando o ímpeto inicial cessa,restando apenas o ímpeto do peso á qual faz o projétil cair verticalmente ao alvo.
Mais tarde o lançamento do projétil é explicado mais detalhadamente de forma cientifica,pela fisica Newtoniana,onde é descrito como um lançamento de um projétil como um movimento de duas dimensões. O projétil é lançado com uma velocidade inicial Vo e possui aceleração constante devido à ação da
...