A Análise Modal da Hélice de um Aerogerador
Por: Aline Azevedo • 23/2/2023 • Trabalho acadêmico • 847 Palavras (4 Páginas) • 111 Visualizações
Universidade Católica de Petrópolis
Centro de Engenharia e Computação
Vibrações Mecânicas
Título
Análise Modal da hélice de
um aerogerador
-
Nome:
Aline Azevedo
18/05/2019
Introdução
As turbinas eólicas são mecanismos capazes de transformar a força do vento em energia elétrica. São compostas por um conjunto de hélices ligadas a um rotor, que quando giram com a força do vento, transformam energia cinética em energia mecânica. Depois esta energia é transformada em eletricidade num gerador ligado ao eixo do rotor.
Descrição do problema
O objetivo do trabalho foi realizar a análise modal de uma estrutura mecânica e determinar as 10 primeiras frequências naturais da mesma.
A estrutura escolhida foi uma hélice de aerogerador, suas características podem ser encontradas na tabela abaixo:
Tabela 1: Características do Objeto de Estudo.
Tamanho | Aproximadamente 0,85 m |
Massa | 17,570 kg |
Material | Aço inox 304:
Densidade = 8000 kg/m³ Coeficiente de Poisson = 0,27 Módulo de Young = 193 GPa Coeficiente de expansão térmica = 1,75*10-5 C-1 |
Fonte: Autor 2019
Metodologia
A hélice foi importada para o Ansys através de um arquivo IGS, obtido na internet. Os parâmetros alterados para a realização da análise modal foram: o material – de aço padrão para o aço inox 304, a malha utilizada foi do tipo multizone, contendo 3246 nós e 540 elementos, como condição de contorno, a hélice teve a extremidade que ficaria presa ao rotor fixada, através de um apoio fixo. O método de obtenção das frequências naturais utilizado foi o subspace.
Resultados:
Foram obtidos 10 modos de vibrar, correspondentes aos valores das frequências, e também foram obtidos os valores das 10 frequências naturais, que podem ser vistas abaixo:
[pic 1]
Primeiro modo de vibrar
[pic 2]
Segundo modo de vibrar
[pic 3]
Terceiro modo de vibrar
[pic 4]
Quarto modo de vibrar
[pic 5]
Quinto modo de vibrar
[pic 6]
Sexto modo de vibrar
[pic 7]
Sétimo modo de vibrar
[pic 8]
Oitavo modo de vibrar
[pic 9]
Nono modo de vibrar
[pic 10]
Décimo modo de vibrar
[pic 11]
Frequências naturais da hélice
Como uma análise complementar, os resultados acima foram comparados com os resultados obtidos de uma análise feita na mesma estrutura, com o diferencial que nesta segunda análise nenhum parâmetro foi alterado, ou seja, todos os parâmetros seguiram o padrão do sistema. A comparação pode ser vista abaixo, e também pode-se observar que houve uma sutil diferença nos resultados das frequências.
...