A Atividade Prática Supervisionada
Por: kevinpires153513 • 16/5/2023 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
[pic 1]
DP/ADP – NOTURNO
Atividade Prática Supervisionada
Planta de Geração de Energia Eólica
Curso de Engenharia DP/ADP DA APS REFERENTE AO 1º Semestre
KEVIN MARTINS PIRES
APS DP/ADP 1º SEMESTRE
São Paulo
2023
SUMÁRIO
OBJETIVO...........................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO........................................................................4
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.................................................................5
PROJETO............................................................................................................7
PLANILHA DE CUSTOS......................................................................................7
REFERÊNCIAS....................................................................................................8
- – OBJETIVO
Projetar e construir uma planta de geração de energia eólica capaz de alimentar 40 LED’s, distribuídos em uma placa de fenolite ilhada e perfurada, em uma maquete de até 30 cm x 30 cm.
- – DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Segundo dados de um relatório recém-publicado por analistas da Ember, que se dedica à pesquisa na área de energia o mundo usará menos combustíveis fósseis para produzir eletricidade neste ano, que deve marcar um "ponto de virada" em direção a um consumo sustentável de energia no planeta.
Conforme dados divulgados na pesquisa, 2023 será o primeiro ano fora de um período de recessão global ou pandemia a registrar queda no uso de carvão, petróleo e gás para gerar eletricidade.
Essas mudanças são principalmente atribuídas a um ¨boom¨ na geração de energia renovável liderado principalmente pela China.
Em 2022, energias eólica e solar bateram recordes e passaram a responder por 12% da eletricidade produzida no mundo. O volume de novas turbinas eólicas inauguradas só nesse período é grande o suficiente para abastecer quase todo o Reino Unido.
O Brasil utiliza diversos tipos de fontes de energia, temos fontes Hidrelétricas, Termoelétricas, Eólicas, Nuclear e Solar.
Destaque para a energia eólica que é considerada 100% renovável e limpa.
Aqui no Brasil existe um grande incentivo para investimentos em geração de energia eólica – assim como para outros sistemas de geração de energia limpa.
A produção ocorre a partir de parques eólicos, que são construídos para aproveitar do vento e transformá-lo em energia elétrica. Operam por meio de turbinas como um catavento.
Geradores são instalados nas turbinas e por causa de uma parte móvel interna chamada rotor, geram campos eletromagnéticos que são convertidos em energia elétrica.
A intermitência é considerada a principal desvantagem da geração de energia eólica. Isso porque nem sempre temos vento para geração de energia quando necessário. Por esse motivo, é considerada uma fonte de energia complementar.
Porém conforme o avanço da tecnologia temos a cada dia invenções de novos produtos que demandam menos energia para atingir uma operação satisfatória. Temos como exemplo as Lampadas de LED, uma lâmpada Led chega a consumir até 6 vezes menos que uma lâmpada incandescente.
Um LED é um diodo emissor de luz (Light Emitting Diode) que realiza um procedimento eletroquímico chamado de eletroluminescência, que é quando um material emite resposta luminosa se percorrido por uma corrente elétrica. Em resumo, o LED é como uma pequena lâmpada.
- – DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Para o desenvolvimento do projeto foram escolhidos os seguintes materiais:
[pic 2]- FITA DE LED 12V 2835 BRANCO FRIO 120 LEDS/METRO IP20 SEM SILICONE (Apenas 33 cm foram utilizados da fita para obter 40 LED’s.
[pic 3]- Micro motor eólico n02 19, minimotor com lâminas para gerador de energia eólica
[pic 4]- Borne banana Fêmea 11x33mm
- [pic 5]Placa de fenolite 30x30cm
Obs.:Para gerar vento foi utilizado um secador de cabelo Secador 110V, Preto/Vermelho, 1900W
Etapas :
- Instalar as pás no eixo do mini motor de corrente continua Tensão de saída 6-9V.
...