A Atividade Prática Supervisionada
Por: lucasfwqefe • 18/11/2021 • Projeto de pesquisa • 744 Palavras (3 Páginas) • 101 Visualizações
Universidade Paulista UNIP
Lucas Rodrigues Silva RA T400FI6
Rafael Nadotti Ra D7584D5
Gustavo Ribeiro Nunes RA N2711C
Rubens Vinicius Pereira de Carvalho Ferreira Ra D7550B0
Atividade Prática Supervisionada
ABRASÔMETRO
Engenharia Mecânica / Automação e Controle (Mecatrônica)/Produção
São paulo
30/05/2020
Objetivo
O desgaste por abrasão pode gerar degradação do material, o'que pode deteriorar um compote de uma máquina ou componente, que pode causar a inutilização da peça e consequentemente a inutilização da máquina. Com a finalidade de poder quantificar esse desgaste para tomar as melhor decisão na escolha material a ser utilizado em um projeto o objetivo deste trabalho é o desenvolver um abrasômetro com rebolo cerâmico para analista a resistência de diversos materiais ao desgaste a abrasão
Introdução
Devido aos avanços tecnológicos, foram surgindo a necessidade da realização de testes e ensaios, em diversos materiais nas linhas de produção das indústrias em geral, sendo necessário seguir obrigatoriamente os padrões e normas estabelecidas.
Com isso, a verificação da resistência ao desgaste, durabilidade e de diversas propriedades de uma específica amostra, tornou-se cada vez mais importante, sendo necessário submeter a esses processos de testes antes que sejam aplicados em uma linha de produção (e ao decorrer), para garantir qualidade, segurança e economia/ custo-benefício para o produtor e consumidor final.
De diversos testes existentes, será abordado sobre o Abrasômetro que é em si uma máquina projetada para a realização de ensaios de desgaste abrasivo com partículas soltas. O ensaio consiste em calçar um determinado material contra um disco de aço revestido com borracha sob alimentação constante de um fluxo abrasivo. Veja mais a seguir.
Fundamentação teórica
Desgaste
O desgaste abrasivo é um dos principais tipos de desgaste, sendo um dos mais intensos e dos mais encontrados na prática, sendo responsável por 50 % das causas de falhas das máquinas ou componentes (Eyre, 1991). Além disso, o desgaste abrasivo tem especial importância nas atividades agrícolas, de transporte e de mineração, atividades de importância estratégica para países como o Brasil e a Colômbia.
Diante disso é importante a avaliação do desgaste abrasivo em laboratório para o melhor entendimento de fenômenos de desgaste e para o desenvolvimento de materiais ou equipamentos.
O abrasômetro tipo roda-de-borracha é um dos dispositivos mais antigos para avaliação de desgaste abrasivo em laboratório. Ele foi responsável pela maioria dos dados de Abrasômetro Roda de borracha
O abrasômetro Roda de Borracha é uma máquina projetada para a realização de ensaios de desgaste abrasivo com partículas soltas. O ensaio consiste em pressionar uma amostra contra um disco de aço revestido com borracha sob alimentação constante de um fluxo abrasivo.
O abrasômetro em questão possui uma configuração horizontal, foi modificado em relação à norma ASTM G-65 de acordo com HUTCHINGS e STEVERSON (1996).
A configuração horizontal permite uma maior estabilidade mecânica e um melhor controle do fluxo de abrasivo que passa na interface amostra/borracha. É possível controlar o fluxo de abrasivo, a carga normal e a velocidade de rotação da roda.
O equipamento possui um silo para armazenamento do abrasivo, um motor de indução, um tambor ranhurado, um inversor de freqüência conectado a um motor de 0,7 kW, uma caixa de redução com relação de transmissão de 10/1, um braço de alavanca e anilhas com deferentes massas.
...