A Atividade de Engenharia de Software
Por: luanfrinhani • 9/12/2021 • Abstract • 726 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Página 1 de 3
Atividade Assíncrona - 03/12/2021
Luan Silva Frinhani
Engenharia de Software
- É uma estratégia de gestão do tempo baseada em metas que ajudam na produtividade. Ao se criar uma timebox, é definida uma meta para que determinada tarefa seja realizada dentro de um intervalo já pré-definido.
- Entregar valor ao cliente: em grande parte dos casos, pode ser analisada como simplesmente mostrar ao cliente o quanto aquela tarefa ou software trará de benefícios ao seu empreendimento, tanto benefícios econômicos quanto organizacionais. Frequente e contínua: diz respeito ao tempo de entrega do desenvolvimento do software, tendo em pensamento que o cliente vai acompanhar todos os passos do desenvolvimento.
- Essa metodologia XP é focada em desenvolvimento de softwares. Para essa prática, existe um conjunto de princípios que deve ser seguido pelas equipes que forem usá-la em projetos, sendo esses, o feedback rápido, presumir simplicidade, abraçar mudanças, trabalho de alta qualidade, pequenos passos, melhoria, reflexão e diversidade. Elas consistem no núcleo principal do processo, onde evidenciam os valores que irão ajudar a ter sucesso no projeto. As práticas para isso são o cliente sempre presente, o planejamento, stand up, padronização do código, design simples, metáfora, ritmo sustentável, semana de 40 horas, integração contínua e releases curtos.
- É uma estrutura para desenvolver, entregar e sustentar produtos em um ambiente complexo, com ênfase inicial no desenvolvimento de software, embora tenha sido usado em outros campos, incluindo pesquisa, vendas, marketing e tecnologias avançadas. Com isso os podemos definir alguns precursores a essa estrutura de desenvolvimento, como os atores envolvidos, que são tanto dos desenvolvedores do software quanto os próprios clientes, tendo em vista que são realizadas algumas cerimônias como breves sessões de planejamento de atividades, sessões de informações de progresso, trabalho realizado entre outras coisas. Com isso, o principal conceito do Scrum pode ser visto como uma série de características como cada sprint é uma interação que segue o ciclo PDCA e entrega incremento de software pronto, existem também os backlogs que são os conjuntos de requisitos priorizados pelo Product Owner, breves reuniões para informações de status das tasks. Tentando pensar em um fluxo de processo, o Scrum pode ser visto da seguinte forma:[pic 1]
- Equipe ágil pode ser definida por várias características, como a multidisciplinaridade em que são formadas os integrantes da equipe, de várias áreas do conhecimento, auto-organização, onde não existe uma gerência rígida de comando e controle, onde um indivíduo fala o que deve ser feito e como isso deve ser feito, e também uma equipe auto suficiente, onde a ideia é que todas as habilidades necessárias para a produção do produto estejam presentes dentro do time ágil.
- Independente da maneira como a empresa gere seus processos, é possível se adequar e utilizar as metodologias ágeis, onde a forma de entregas rápidas é um bom exemplo de que a empresa terá de adotar uma entrega de resultados com mais velocidade e qualidade.
- Alguns benefícios na adoção da metodologia Scrum pode ser vista com o aumento da produtividade e a redução de custos, um maior engajamento e satisfação do time, um menor time-to-market, uma maior qualidade no produto (software), uma satisfação positiva dos stakeholders. Já os pontos que podem ser um desafio, são a falta de um ambiente de confiança, o uso do scrum como uma solução sem conhecer o problema, os Product Owner serem defeituosos, não preparar a organização para o projeto Scrum, falta de um Scrum Master entre outros.
- Os Squads são um modelo organizacional para a estrutura interna de empresas. Enquanto a configuração tradicional divide os colaboradores em departamentos de competências específicas – como Marketing, Vendas e Tecnologia -, os squads têm como característica a união de pessoas com diferentes habilidades. A mesma equipe pode conter, por exemplo, um profissional de marketing, um de vendas e um programador. O que torna esse método atrativo para as empresas é o potencial de ganho em performance. Isso porque a equipe multidisciplinar de colaboradores trabalha em torno de um só produto ou fluxo, buscando sempre a melhoria contínua e com tomadas de decisões de forma autônoma. Já as Guilds nada mas é que uma comunidade com interesses em comum criada espontaneamente. Ela mistura profissionais de várias squads e capítulos diferentes. Eles se encontram para conversar sobre experiências, dificuldades, ferramentas e outros assuntos que não necessariamente fazem parte da rotina de trabalho.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com