A BIOMECANICA NO CONTROLE DE QUALIDADE
Por: godenhisen • 9/6/2021 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Matricula: 20141101385
Erick Oliveira de Amadei Dornellas
Com o objetivo de elaborar o projeto de um posto de trabalho em uma linha de produção de medicamentos, um Engenheiro de Produção solicitou que a equipe responsável pela Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional apontasse os principais aspectos relacionados à Biomecânica Ocupacional do processo de conferência e análise de qualidade dos medicamentos. A partir dessas informações, considerando que você compõe a equipe do projeto e da Segurança do Trabalho, indique e analise quais seriam os principais aspectos a serem considerados no processo em questão.
Obs: Apresente as informações em formato de relatório. Não esqueça de incluir possíveis recomendações.
De um primeiro momento é aconselhável que seja feito um exercício laboral para o que ocorra a oxigenação dos músculos a fins de evitar câimbras, dores indesejadas, e até mesmo uma oxigenação muito rápida causando tonteiras e vertigens.
Como esse controle de qualidade será feito em um laboratório é aconselhável que o material a ser analisado seja dirigido até o mesmo com a utilização de um carrinho ou de uma palheteira, independente se o mesmo será entregue por um funcionário da linha de produção ou por alguém do próprio controle que vá buscar o material no local. Ficando sempre atento a postura para o levantamento do material, a mesmo deverá ser feito na posição vertical, usando-se a musculatura das pernas. Sempre lembrando que quanto ao levantamento de cargas unitárias que deve ser limitado a 23 Kg. O deslocamento vertical das cargas deve ser limitado a 25 cm de desnível, no máximo, de cada vez. A carga deve ser agarrada em uma bancada de aproximadamente 75 cm de altura. Se estiver abaixo disso, o levantamento deve ser feito em duas etapas, colocando-a inicialmente a 40 cm do piso.
[pic 1]
Em relação a analise fica subentendido que o funcionário precisará se mover livremente pelo laboratório passando a maior parte do seu horário de trabalho em pé, sendo assim o laboratório deverá possuir cadeiras para descanso e se for possível o trabalho deverá ser realizado sentado para que seja atendida a exigência da NR-17 e para que não force nenhum musculo por demais, os computadores, mesas e bancadas deveram estar ajustados conforme a NR-17 a fim de evitar posturas inadequadas e consequentemente dores indesejáveis. Em relação à manipulação de frascos o funcionário deverá tomar cuidado com o material frágil e que se quebrado possui formas cortantes e com uma possível contaminação biológica ou patológica a fins de evitar acidentes e contaminações indesejadas.
O funcionário deverá alternar sempre que possível a sua atividade para evitar traumas por esforço repetitivo e ter algumas pausas para o descanso durante o dia.
Bibliografia:
Imagem retirada do material de apoio no sistema do aluno.
...