A Busca de Viabilidade
Por: João Vittor Carvalho • 24/9/2019 • Relatório de pesquisa • 31.503 Palavras (127 Páginas) • 124 Visualizações
Relatório de Busca
A busca de anterioridades tem como objetivos ajudar na redação de
um pedido de patente, contribuir para a qualidade e clareza do pedido e aumento das chances de garantir que o que será reivindicado não está compreendido no estado da técnica.
Caracterização da Invenção
1. Título da Invenção:
Jogo de Tabuleiro Passa ou Repassa da Produção | |
( ) Equipamento ( ) Processo
| ( x ) Produto |
Jogo de tabuleiro dividido em duas equipes, em que são jogados dados para decidir qual equipe deve começar jogando e a partir disso são feitas perguntas relacionadas ao curso de Engenharia de Produção e caso acertem as perguntas, andam casas do tabuleiro, o contrário, sofrem penalidade e voltam casas. |
- Qual é o problema técnico a resolver?
Criar um jogo projetado para o desenvolvimento do conhecimento das disciplinas de Engenharia de produção
- Qual é a solução alcançada para resolver o problema? (Objeto da Invenção)
O Jogo, denominado Passa ou Repassa da Produção, é um jogo de tabuleiro, projetado com a finalidade de fomentar o conhecimento de universitários e graduados no curso de Engenharia de Produção, pois há varias perguntas relacionadas ao curso em cartas que fazem parte do jogo, a partir dessas perguntas irão andar ou voltar casas trazendo competição ao jogo. Por ser um brinquedo feito de materiais recicláveis, pode-se dizer que além de agregar conhecimento, promove consciência ambiental aos indivíduos alvo.
Estrutura da Busca
- Abaixo seguem as expressões / palavras-chave utilizadas na busca.
Jogo de tabuleiro
- Foram utilizados nomes de empresas / universidades na busca? Quais?
Não
- Foram utilizados nomes de pesquisadores / inventores na busca? Quais?
Não
- Quais foram as bases de dados pesquisadas?
Pesquisa na internet (ex. Google, sites de empresas): ( X ) SIM ( ) NÃO Quais? Google – Patents Online
[pic 1]
Bases de artigos e revistas (ex. Web of Science, SCOPUS): ( ) SIM ( X ) NÃO
Quais?
[pic 2]
Bases de patentes:
- INPI: (X) SIM ( ) NÃO
- USPTO: () SIM ( X ) NÃO
- EPO: () SIM ( X ) NÃO - Outras:
[pic 3]
- Foi utilizado algum dos códigos da Classificação Internacional de Patentes na busca? Quais?
A63F 9/14; A63F 3/02 ; A63F 3/00
Referências encontradas
Para cada referência encontrada, classifique de acordo com o grau de relevância conforme a seguinte legenda:
- X – documento de grande relevância que por si só indica falta de novidade ou atividade inventiva da invenção proposta;
- Y – documento de grande relevância que combinado com outros documentos indica falta de atividade inventiva da invenção proposta (tal combinação sendo óbvia para um técnico no assunto);
- A – documento descrevendo o estado da arte o qual não pode ser considerado de grande relevância.
Referência (número e/ou título) | Classificação | |||
D1 | BR102015026303 1 | A | ||
D2 | BR102018070332 3 | A | ||
D3 | PI 0800411-0 | A | ||
D4 |
| A | ||
D5 | BR 10 2013 023511 3 | A |
Comparação entre as referências encontradas e a invenção proposta
Para cada referência encontrada são apontadas as diferenças técnicas,
vantagens e desvantagens em relação à invenção proposta.
[pic 4]
D1. JOGO DE TABULEIRO MAPA DO CONHECEDOR: trata de um jogo de tabuleiro, para ser disputado por até quatro pessoas e que imita situações reais do dia a dia, possibilitando aos jogadores o contato com fatores que influenciam a experiência da dor de forma lúdica e guiada pelas regras do jogo e, outra boa maneira de aprender ainda mais é que seja jogado com um profissional da saúde que tenha conhecimento técnico sobre o assunto
D2. TABULEIRO DE JOGO. A presente invenção refere-se a um tabuleiro de jogo que inclui: uma chapa de campo; uma alavanca de manipulação em forma de haste disposta sob a chapa de campo; e uma figura de jogador que é disposta acima da chapa de campo e faz uma jogada com uma bola localizada sobre a chapa de campo. A chapa de campo tem um grande furo de passagem. A figura de jogador é fixada à alavanca de manipulação através do furo de passagem. A figura de jogador se torna móvel acima da chapa de campo à medida que a alavanca de manipulação é movimentada em sua direção axial, e é rotativa em torno de uma porção de pivô da figura de jogador por meio de uma manipulação de rotação da alavanca de manipulação. A chapa de campo tem, além do furo de passagem, uma porção de retenção de bola de modo a permitir a permanência de uma bola. Parte da figura de jogador é capaz de entrar em contato com a bola retida na porção de retenção de bola.
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