A CONTEXTUALIZAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Por: jvrestuda • 21/5/2019 • Relatório de pesquisa • 536 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
tecnologia em construção de edifícios - EAD
joão vitor ramalho montenego - 548302018
CONTEXTUALIZAÇÃO dA GESTÃO AMBIENTAL
...............................................................................................................................
João Pessoa
2018
joão vitor ramalho montenegro
CONTEXtualização da gestão ambiental
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos.
Prof. Danielly Arcini de Souza.
João Pessoa
2018
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
1.
Sim. De acordo com previsões de um novo relatório do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, o Pnuma, O mercado global de baixo carbono e tecnologias de eficiência energética vai triplicar até 2020, atingindo US$ 2,2 trilhões. O estudo destaca que a transição para uma economia verde é um passo fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável, e que os países em desenvolvimento são agentes-chave para catalisar essa mudança. Com abundantes recursos renováveis, eles estão bem posicionados para capitalizar as oportunidades e aumentar sua participação no mercado internacional de bens e serviços sustentáveis. Mas para que isso aconteça, são necessários investimentos públicos em infraestrutura específica, assistência técnica, educação orientada e programas de capacitação. Também é recomendável a eliminação dos subsídios que incentivam práticas insustentáveis de produção, consumo e comércio, e o estabelecimento de políticas de preços que levem em conta os custos ambientais e sociais reais de produção e consumo. De acordo com o estudo identifica seis setores com as maiores oportunidades comerciais verdes: agricultura, pesca, florestas, indústria, energia renovável e turismo. O mercado global de alimentos e bebidas orgânicas, por exemplo, está projetado para crescer dos 6,2 billhões de dólares em 2011 para 10,5 bilhões de dólares em 2015.
2.
A atuação das empresas também é essencial na busca pelo consumo sustentável. Para isso, as empresas devem adotar algumas medidas, como: considerar os aspectos ambientais e não somente os econômicos na fabricação de produtos, praticar a máxima redução no consumo de energia e recursos naturais e na geração de resíduos durante os processos de fabricação, realizar publicidade não voltada a estimular o consumismo, desenvolver junto aos colaboradores práticas do consumo sustentável dentro da própria empresa, como aproveitar a luz natural, desligar luzes dos corredores, evitar a impressão de papel, eliminar o uso de copos descartáveis, etc.
...