A Comparação Laudo Fissura por Flexão de Viga
Por: Gabriel Mol • 9/6/2021 • Resenha • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 141 Visualizações
Questão 5 Trabalho Final
Grupo:
Nome do estudante | Matrícula |
Gabriel Rodrigues Mol | 0010587 |
Lucas Júnior | 0011183 |
Thiago Gonçalves | 0010165 |
João Victor de Oliveira | 0010087 |
David Luz | 0009997 |
Para realização desse trabalho, a análise será retirada de um laudo disponibilizado na internet, acessível através do link:
“LAUDO-PERICIAL-ESCOLA-MUNICIPAL-PRESIDENTE-COSTA-E-SILVA.pdf (paranagua.pr.gov.br)”
E da coletânea do Prof. Eduardo C. S. Thomaz disponibilizada pelo professor através da plataforma de ensino.
Analisando o laudo pericial realizado pela empresa "ENGEON engenharia" no prédio da escola municipal presidente Costa e Silva localizada em Paranaguá, Paraná, retiramos as semelhanças com relação ao exemplo 98 através das fissuras encontradas devido a flexão em algumas vigas da construção, no documento é analisado a presença de algumas fissuras em determinados pontos e suas devidas causas. com isso, aqui podemos realizar nossa comparação com o caso exemplificado de número 98 na coletânea do Prof. Eduardo C. S. Thomaz.
Para início, vamos analisar o ‘que o exemplo de número 98 na coletânea nos apresenta, esse exemplo trata-se de fissuras que aparecem no vão entre pilares ou na linha dos pilares, essas fissuras são causadas devido a flexão das vigas apoiadas nos pilares que com uma armadura insuficiente resulta na fissuração da peça. O exemplo está ligado de forma mais direta a estruturas de Brise Soleil ligadas a laje em balanço, contudo durante as pesquisas realizadas foi difícil encontrar alguma edificação com problema realmente idêntico, por conta disso o laudo selecionado foi o mais próximo encontrado, contando com fissuras devido a flexão de vigas e até um pouco através da degradação encontrada em brises da obra relacionada ao laudo.
No laudo encontramos uma grande variedade de problemas, acontece que a situação do edifício onde o laudo foi realizado estava bem precária, com diversos problemas e para isso selecionamos 3 dos problemas que mais se identificam com a situação e os dividimos em 3 partes para apresentação de cada 1.
1 Caso:
[pic 1]
O Primeiro caso trata-se de uma de uma fissura encontrada na área exterior do edifício, onde devido a flexão na viga ocorreu o aparecimento da fissura entre a viga e a alvenaria, esse caso apesar de não se similar muito ao exemplo em geral, é interessante se analisar por ajudar a entender com uma base melhor o que exatamente está acontecendo nesse edifício, esse prédio no momento de sua construção contou com uma alteração em relação ao projeto que acabou causando a maioria dos problemas encontrados, essa alteração trata-se do sobrepeso causado nos pisos com a aplicação dos pisos de granitina que foi alocado sobre o piso original, essa alteração no projeto resultou em uma carga maior que passa a ser transferida para as lajes que leva as vigas e resulta nessa flexão por conta do sobrepeso. Logo nesse primeiro caso, temos o aparecimento da fissura por conta da flexão na viga causada pelo sobrepeso do piso. Essa fissura é sinal claro da presença de um problema grande, facilmente analisado com sua posição e extensão.
2 Caso:
[pic 2]
O segundo caso se assimila de forma melhor ao exemplo. E apesar de no laudo não estar exatamente listado, podemos analisar na imagem que o brise em questão conta com diversos problemas e um deles é o aparecimento de fissura na linha e nos vãos dos pilares de sustentação e apesar dos diversos outros problemas encontrados como a desagregação do concreto nos brises que são justamente feitos de concreto armado o'que indica o estado alarmante da parte em questão, focamos nas fissuras que são justamente o ponto apresentado no exemplo para trabalho. Essas fissuras, são causadas pela flexão e desgaste das peças, com os diversos problemas da construção e novamente a flexão relacionada ao sobrepeso dos pisos na estrutura.
3 Caso
[pic 3]
No 3 caso, encontramos novamente a fissura meio a diversos problemas na estrutura, nesse caso temos uma fissura estendida em uma área maior, isso por esse pedaço contar com uma grande fratura na construção por conta novamente do sobrepeso devido aos pisos de granitina, esse problema que causa problemas em toda a estrutura da construção e provou fissuras por toda sua extensão criando flexão nas vigas que não foram pensadas para esse piso. E como para os outros casos esses problemas para serem resolvidos precisaram passar por algumas etapas que serão listadas a seguir.
...