A Definição de MRP
Por: Giovannaoliv • 10/8/2019 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
APS – PFCl
Grupo:
Giovanna Oliveira
Marianne Bezerra
Robson Oliveira
Jéssica
Proposta 2 - MRP
Definição:
O MRP(Materials Requirement Planning) ou Planejamento das Necessidades de Materiais, é uma técnica que determina a programação de materiais necessários para atendimento de uma demanda de produção.
Objetivo:
O MRP parte da definição de quais produtos devem ser produzidos, gera uma programação dos materiais que são necessários para que esta produção seja realizada, relaciona quais são as compras a serem realizadas e, se necessário, quais os produtos intermediários a serem fabricados e em que prazo.
Vantagens:
Automatização da produção: ajuda a desenvolver cronogramas detalhados de produção.
Suporte aos processos: auxilia a área de engenharia de processos com a possibilidade de geração de cadastros de novos produtos. E ainda controla o estoque e faz todo o acompanhamento do processo de produção.
Produção mais estratégica: Definição de estratégia, permitindo que os colaboradores sejam mais ativos e menos preocupados com questões como falta de material.
Redução dos custos: melhora a eficiência da programação devido ao planejamento antecipado reduzindo o tempo e o desperdício de matérias.
Melhora na gestão da equipe: facilita o processo de divisão das atividades devido ao controle rigoroso da ferramenta.
Desvantagens:
Uma desvantagem do MRP é o potencial perigo duma redução ou mesmo paragem da produção que pode vir de fatores como problemas de entrega não previstos e escassez de material.
Não tem tendência a otimizar os custos de aquisição dos materiais. Como os níveis de estoque são estabelecidos ao mínimo possível, os materiais têm que ser comprados em quantidades pequenas e de uma forma mais frequente, o que resulta num incremento dos custos de aquisição.
Árvore do Produto
De acordo com Lustosa et al. (2008), árvore de produto é uma estrutura em que é apresentado unidades agrupadas em módulos ou subconjuntos que compõem o produto e são alinhadas em níveis, como é mostrado no exemplo abaixo:
Figura1 - Relações entre itens “pais” e itens “filhos
[pic 1]
Fonte: Adaptado de Lustosa et al. (2008)1
O nível 0 representa o item “pai” que é composto por dois itens “filhos”, B e C que estão no nível 1.
Abaixo segue um exemplo de árvore do produto cadeira.
Figura 2: Exemplo de árvore de produto
[pic 2]
Fonte: Artigo de “Planejamento, Programação e Controle da Produção – II” por Ronaldo S. Ramires (2009), site Ativo Acess2
O exemplo acima mostra os itens para a criação da cadeira, assim como a quantidade necessária de cada item para a produção de uma cadeira.
Demanda Dependente
Programação de produção de outros produtos e/ou serviços, que não precisa ser prevista, por ser dependente de outro item, podendo ser calculada com base na demanda deste (fornecedor)
Exemplo:
Os componentes, cuja demanda pode ser calculada a partir das demandas dos produtos dos quais são parte.
...