A Determinação do teor de Ácido Acetilsalisílico em medicamentos
Por: 44887 • 12/8/2015 • Relatório de pesquisa • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das[pic 1]
Missões- Campus Erechim
Acidimetria: Determinação do teor de Ácido Acetilsalisílico em medicamentos
Nome: Estela C. Tyburski
Tatiane Bertella
Professor: Rogério Marcos Dallago
Relatório de aula prática
Erechim, 28 de maio de 2014.
Introdução
A gripe é a mais comum das afecções, mas sua causa permanece obscura para a medicina. Há alguns anos, passou a ser atribuída ao contágio de vírus transmissíveis pelo ar ou à alergia.O ácido acetilsalicílico (C8O2H7COOH) é o analgésico mais utilizado em todo o mundo, principalmente, no combate à gripe, resfriados e inflamações.
A fórmula do ácido acetilsalicílico é um composto orgânico de funções mistas, sendo que ele possui um grupo funcional ácido carboxílico e um éster presente em sua estrutura:
[pic 2]
Hoje, a reação feita para a sua obtenção é entre o ácido salicílico e o anidrido acético. Se os comprimidos da Aspirina® ficarem guardados por um longo tempo, poderemos sentir um cheiro de vinagre, o que indica que o seu consumo não é recomendado, podendo causar violenta irritação. Isso significa que a Aspirina® sofreu decomposição por hidrólise, originando o ácido salicílico e ácido acético (ácido presente no vinagre).
A Aspirina® revolucionou a indústria farmacêutica e as técnicas de tratamento que até então eram amparadas na medicina popular. Inclusive, ela foi o primeiro medicamento a ser testado clinicamente antes de seu lançamento. Outros dois pontos interessantes: a aspirina foi o primeiro comprimido produzido (pois o seu pó quase não é solúvel em água) e foi feita uma cartilha pela indústria para informar seus benefícios.
O ácido salicílico causava muitos efeitos adversos, pois era irritante à mucosa gástrica. A Aspirina® é bem menos irritante, porém se a pessoa fizer um uso prolongado desse medicamento ela também sentirá efeitos adversos, como dores no estômago e úlceras.
Materiais
- Dois comprimidos de aspirina;
- Graal;
- Erlenmeyer (250 ml);
- Álcool;
- Água destilada;
- Fenolftaleína;
- Hidróxido de sódio (0,1M);
- Bureta.
Procedimento
Foram triturados dois comprimidos de aspirina em um graal. Posteriormente, foram pesados aproximadamente 0,2g de aspirina e transferida para um erlenmeyer de 250 ml, sendo adicionados 30 ml de álcool agitando por 5 minutos e acrescentar 20 ml de água destilada. Depois de realizado isso, foram adicionadas 3 gotas do indicador fenolftaleína e procedendo com a titulação com solução padrão de hidróxido de sódio 1M.
Resultados e Discussão
Cálculos da determinação do teor de ácido acetilsalicílico:
NaOH: 0,096 M;
V(L): 0,0084 L;
Número de mols de NaOH= [NaOH] X V(L)
Número de mols de NaOH= 0,096 X 0,0084
Número de mols de NaOH= 0,0008064 mols de NaOH(1:1)[pic 3]
0,0008064 mols de ácido acetilsalicílico [pic 4]
X PM (180 g/mol)
0,145152 g de ácido acetilsalicílico
0,145152 g __________ 0,209 g
X ___________ 0,5 g
X= 0,145152 x 0,5 / 0,209 X= 0,347
A solubilização do ácido acetilsalicílico foi realizada através da mistura de etanol com água, pois esse ácido é praticamente insolúvel em água, mas solúvel em etanol.
O procedimento utilizado para determinar o teor de ácido acetilsalicílico se baseia no método da volumetria de neutralização, no nosso caso, neutralizar um ácido com a titulação de uma base, chamada de solução padrão, com concentração conhecida. A reação da neutralização do ácido acetilsalicílico com o hidróxido de sódio (NaOH) ocorreu da seguinte forma:
...