A Dissertativa Gestão e Saneamento Ambiental
Por: adwtrabalhos • 17/3/2021 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
Faculdade Anhanguera São Paulo Marte Unibero
Gestão e saneamento ambiental
Os Lixões mais conhecidos como aterros foram construídos com o intuito de serem uma solução para o lixo publico, mas acabou gerando outro problema. Pois a falta de conscientização da população em separar tipos de lixos: ( orgânicos, recicláveis, eletrônicos, químicos, hospitalar, e etc... . ), fez com que o acumulo de diversos tipos de lixo a céu aberto atraísse animais os quais se infectavam consumindo lixo contaminado com resíduos tóxicos, onde esses animais contaminados percorrem grandes distâncias e deixando seus rastros pelo caminho como fezes e urina infectada.
A diversidade de animais atraídos por lixões é extremamente grande, sendo sua grande maioria aves, roedores e insetos. E o que mais é preocupante a respeito desses tipos de animais é a sua alta capacidade de reprodução e velocidade a qual é feita, as distâncias por eles percorridas são grandes e em pouco tempo.
A principal ameaça a saúde pública nesses aterros, é a dificuldade de controlar a propagação de doenças proliferadas por esses animais sinantrópicos ( esse termo é usado para referir às espécies que se adaptam a viver junto com o ser humano e possuem a capacidade de metabolização de diferentes classes alimentícias, podendo consumir alimentos de origem animal e vegetal ) pois se contaminam e disseminam as doenças como: leptospirose, peste bubônica, criptococose, salmonelose e etc... .
Isso acaba se tornando um ciclo o qual tende sempre a aumentar e quanto mais próximo for da área urbana, maior será o risco a saúde pública sendo o grande responsável por doenças contagiosas proliferadas por animais atraídos pelo banquete a eles servido a céu aberto de lixo contaminado.
Referências:
https://www.ecycle.com.br/
animais sinantropicos
Livro único KLS Gestão e saneamento ambiental .
Andréia Marega Luz Ricardo Del Sant
...