A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA HIDRAÚLICA
Por: Tiago Silva Anunciação • 1/4/2015 • Dissertação • 366 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA POLITÉCNICA
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA HIDRAÚLICA
ALUNO: TIAGO SILVA ANUNCIAÇÃO CURSO: ENG. CIVIL
SIMULAÇÃO HIDRAÚLICA DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO
De uma maneira geral, os médios e grandes sistemas públicos adutores de água possuem um elevado número de bombas hidráulicas e válvulas de controle, o que torna a definição de regras operacionais, para um período estendido, uma tarefa bastante complicada (TSUTIYA, 2001), fazendo com que o administrador não tenha pleno domínio do comportamento do sistema e, consequentemente, adote uma política operacional sujeita a um maior grau de empirismo, objetivando principalmente a garantia da continuidade do abastecimento público, sem a preocupação de alcançar uma eficácia operacional e econômica do sistema. FONTE: L. B. MONTENEGRO, LEONARDO. 80pág. Dissertação-UFPB. Setembro,2009,João Pessoa-PB.
OBJETIVO: Avaliar tecnicamente e propor melhorias de operação/reservação de determinado sistema de abastecimento de água.
FASES DE TRABALHO:
1ª DIAGNÓSTICO: Esta fase do trabalho compreende a obtenção de genericamente: dados cadastrais, dados experimentais e dados estimados.
Dados necessários
- Elevatória
- Especificação dos conjuntos motor/bombas:
- Quantidade;
- Potência;
- Operação (horas diária de funcionamento);
- Curva Vazão x Hman;
- Planilha de controle da estação;
- Reservação
- Dimensões de reservatórios:
- Volume(m3);
- Profundidade útil(m);
- Níveis operacionais;
- Variação dos níveis operacionais;
- Rede de distribuição
3..1.Consumos demandados
3..2.Traçado e dimensões de todos os trechos da rede(extensão, diâmetro e tipo do material);
3..3.Topografia da área de abrangência da rede;
2ª MODELAGEM HIDRAÚLICA: Com os dados obtidos na etapa de diagnóstico do sistema em estudo e seguinte aplicação dos conhecimentos da hidráulica, é possível desenvolver propostas para o funcionamento mais eficiente da estação. Realizando a modelagem das alternativas propostas no programa EPANET 2.00.12., analisamos qual a melhor opção de alteração do funcionamento do sistema.
3ª AVALIAÇÃO DE ECONOMIAS: Com a formulação de uma proposta mais eficiente para o funcionamento do sistema, é possível fazer a comparação da economia que a alteração pode trazer para o sistema estudado.
...