A ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Por: AlekTrk26 • 10/8/2022 • Projeto de pesquisa • 646 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO T02
Manaus
2021
TRABALHO T02
Trabalho acadêmico solicitado como pré requisito para a obtenção de nota na disciplina Termodinâmica, ministrada pelo prof.° Rubelmar Maia de Azevedo Cruz
Neto, da Universidade do Estado do
Amazonas
Manaus
2021
Alunos
- Aleksei Turenko - 1915100034
- Carlos Dantas - 1915100061
- Emerson Portela - 1915100056
- Jônatas Alves - 1915100055
T01 - MMQ - Resfriando um gás em um cilindro-pistão
Um conjunto cilindro-pistão contém 0,4 kg de um certo gás. O gás está sujeito a um processo no qual a relação pressão-volume é 𝑝𝑉𝑛 = 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒 . A variação da energia interna específica do gás no processo é ufinal - uinicial = -60 kJ/kg. Não há variação significativa de energia cinética ou potencial. A tabela a seguir fornece os dados medidos de pressão e volume durante o processo de expansão do gás.
[pic 1]
Utilizando os dados da tabela, faça o seguinte:
- Determine o valor de “n” através do ajuste da função p = (constante/Vn) utilizando o Método dos
Mínimos Quadrados (MMQ), solução matricial ou solução simplificada conforme descrito no livro do Bassanezi (pag. 61);
- Calcule analiticamente o trabalho realizado (energia transferida via interação trabalho) pelos gases, em kJ, utilizando a equação 𝑊 = 𝑝2𝑉2−𝑝1𝑉1 em conjunto com o resultado do item (a).
(1−𝑛)
- Obtenha o valor do trabalho W através de integração numérica, diretamente a partir dos dados da tabela, utilizando a Regra dos Trapézios. Compare com o resultado obtido no item (b), discuta o resultado encontrado (Qual método apresenta o valor mais acurado? Mais próximo da realidade?).
- Utilizando o valor de W do item (b), realizando o balanço de energia para sistema fechado, determine a transferência de calor líquida para o processo, em KJ.
[pic 2]
Solução
a) Utilizando Python, podemos plotar os dados da tabela em um gráfico da pressão em função do volume e assim, traçar a linha de tendência dessa função.
[pic 3]
Já que se trata de uma função potência, podemos linearizar a função e utilizar os Método dos Mínimos Quadrados para obter os coeficientes.
p = (c/Vn)→ log 𝑝 = log 𝑐 − 𝑛 log 𝑉 → log 𝑝 = −𝑛 log 𝑉 + 𝐶
...