Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais Desafio Profissional
Por: Magomide • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.074 Palavras (5 Páginas) • 636 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais
Desafio Profissional
Comportamento Organizacional
Técnicas de Negociação
Isac Roberto de Souza – RA: 2813848645
Willian Diogo Carraro – RA: 2803852195
Diego Henrique Marollo – RA: 2866944028
Edson Oliveira de Souza – RA: 2852174917
Édpo Filipe de Souza Silva – RA: 2803833782
Marina Gomide de Almeida – RA: 1299102344
Campinas, 15 de Abril de 2015
Introdução:
Temos uma situação crítica, pois de um lado temos os moradores que são conservadores e não aceitam a gravadora no bairro, já que o bairro é novo, e ainda necessita de melhorias. De outro lado temos a gravadora que por sua vez acha que o bairro é ideal para se instalar.
Neste inicio foi encaminhado um oficio para o embargo da obra, porém a gravadora quer negociar com os moradores, propondo a eles a seguinte proposta: levar os moradores a uma visita no estúdio para sanar suas duvidas sobre qualquer perturbação sonora, em questão da segurança e da infra-estrutura, irão solicitar medidas que atendam a necessidade de ambas das partes.
2. DESENVOLVIMENTO
Etapa Um:
Perfil dos Oponentes - Associação de Moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, segurança, comércios ilegais e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas da 3º idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa que o bairro não necessita dos progressos deste empreendimento.
Perfil do Negociador – A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/ Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Etapa Dois - Modelo de Jung:
Estilo Restritivo: este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses.
Estilo | Característica | Tática | |
Gravadora | Confrontador | Procura equidade. Contesta as questões enquanto procura chegar a um acordo sólido. Existe a idéia de que as pessoas irão colaborar em vez de obstruir. | Decidido - |
Moradores | Restritivo | Não é cooperativo. Visa à obtenção do ganho independente do resultado para a outra parte. | Metódico - |
Etapa Três:
Ao Sr. Carlos Henrique,
A empresa a todo o momento visa apenas encontrar pontos positivos para ambos os lados, sendo assim peço que analise as propostas abaixo:
• Melhoria na qualidade de vida dos moradores investindo em ciclovias, áreas de lazer e paisagismo.
• Valorização dos imóveis.
• Contar com o apoio da prefeitura para aumentar o patrulhamento da policia e contratar seguranças particulares.
• Acrescentar mais semáforos e sinalizações para que de maneira alguma o bairro sofra com o transito.
•Contar com apoio do prefeito para fiscalização de comércios ilegais no local.
Tendo em vista todas as propostas irrecusáveis que a gravadora apresenta, Aguardamos o quanto antes a aprovação dos moradores!
Etapa Quatro: Proposta de mudança para colaboradores.
A principio o projeto apresentado trouxe novas possibilidades de crescimento para a empresa e novas promoções e planos de carreiras.
A empresa esta ciente que tais mudanças poderão acarretar em alguns transtornos no inicio, porem estamos dando atenção especial a cada colaborador e suas dificuldades, garantindo assim equalizar todos os possíveis problemas que este novo desafio possa acarretar.
Depois do manifesto, o clima entre funcionários e empresa encontra –se estável, pois existe a segurança entre os colaboradores que os empregos serão mantidos e haverá muitos benefícios.
Etapa Cinco:
O Sr. Carlos Henrique o morador e defensor da Associação do bairro, é contra a instalação da Gravadora, pois tem receio da mesma perturbar a tranquilidade com o barulho, afetar a segurança do bairro visto que a quantidade de pessoas e o trânsito aumentara.
Outro ponto pelo morador é que o bairro citado é residencial e que a maioria dos moradores são pessoas da 3º idade e muito conservadoras e prezam a tranquilidade do local. Não estando dispostos a aceitar as propostas da outra parte, pois tem a convicção que o bairro não precisaria de avanços.
Sr. Jorge Andrade.
A situação é critica afinal os moradores são conservadores e não aceitam a instalação. Já enviamos um oficio para iniciarmos as obras, entretanto teremos que negociar com os moradores, e encaminharemos a eles uma proposta formal, e levaremos os mesmos para uma visita sendo assim irão tirar suas dúvidas sobre qualquer assunto tais como:
Perturbação Sonora, segurança, trânsito
Iremos disponibilizar nossos recursos com a parceria para sinalizações de trânsitos, semáforos e uma nova opção de retorno para acessibilidade do bairro. Iremos também investir em uma área de lazer ampla, com ciclovias, praça com academia ao ar livre. Contando sempre com o apoio da Prefeitura, na segurança solicitaremos mais patrulhamento da policia local e assim também contrataremos seguranças particulares, e com essas novas contratações estaremos gerando novos empregos.
Acredito que com essas propostas iremos diminuir o atrito com os moradores e conseguiremos que nossa obra não seja embargada, sendo assim um acordo positivo para ambas as partes e instalaremos com sucesso a nossa Gravadora.
...