A Educação Ambiental
Por: maibruna • 23/9/2018 • Relatório de pesquisa • 507 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL/AMBIENTAL
GEOTECNIA I – A01/1
Gabriela
Isabella
Maiara Bruna C. Nascimento
RELATÓRIO 01
AMOSTRAS DE SOLO – PREPARAÇÃO PARA ENSAIOS DE COMPACTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO (NBR 6457)
GOIÂNIA
2018
Maiara Bruna C. Nascimento
RELATÓRIO 01
AMOSTRAS DE SOLO – PREPARAÇÃO PARA ENSAIOS DE COMPACTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO (NBR 6457)
Trabalho apresentado à disciplina de Geotecnia I como requisito para nota parcial de N1.
Docente: Rodrigo Martinez Castro
GOIÂNIA
2018
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. MATERIAL E MÉTODOS 5
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
4. CONCLUSÃO 5
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
INTRODUÇÃO
A sondagem do solo para a construção civil é de grande importância, tendo em vista que o mesmo da sustentação ao peso, além de determinar características fundamentais do projeto, como a escolha do tipo de fundação a ser feito.
A caracterização e classificação do solo têm por objetivo prever seus comportamentos, mecânico e hidráulico em obras, seja de engenharia, mineração ou meio ambiente.
Segundo Pastore e Fontes (1998),
As descrições realizadas em cortes ou exposições dos solos, por escavações e em sondagens, aliadas aos ensaios expeditos e de laboratório, permitem elaborar de forma bastante complexa, mapas e seções apresentando os grupos de solos classificados quanto à gênese e ao comportamento geotécnico esperado.
Sendo assim, fica nítida a necessidade de conhecer o comportamento esperado do solo ao receber esforços. Esse conhecimento é possível através da obtenção de características como: granulometria, curva de compactação, permeabilidade, resistência ao cisalhamento.
A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas – é responsável por estabelecer normas para padronização de serviços e produtos, em diversas áreas e estudos. Dessa forma, é possível garantir que diferentes pessoas, ao realizar o mesmo ensaio, alcancem resultados dentro do esperado. No estudo dos solos voltado para a engenharia civil é indispensável o conhecimento de normas como NBR 9604, 6457, 6508, 6459, 7180, 7181, 7182 e 9895, onde estão prescritos métodos que vão da retirada das amostras aos seus ensaios.
O ensaio de amostragem do solo (NBR 6457) tem por finalidade preparar o solo para ensaios de compactação e caracterização, como análise granulométrica, determinação dos limites de liquidez e plasticidade, massa específica e teor de umidade (ABNT, 1986).
Esse tipo de experimento tenta sistematizar o processo de amostras a fim de minimizar os erros de amostragem devido a grande diferença entre partículas da mesma região (LIMEIRA 2015). O instrumento que facilita a separação do solo e chamado de Quarteador do tipo Johnes ou de minério, ao qual e constituído por canais (Rifles), localizado em suas duas laterais mais uma caixa de alimentação, que abrange toda sua largura para receber a amostra e separa-la nas quantidades necessárias, mantendo as características do conjunto de onde foi retirada (CAROLINA 2013).
...