A Educação Projetada no Esporte
Por: Samyra Oliveira • 30/3/2021 • Trabalho acadêmico • 989 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
[pic 1]
CASE CENTAURO- TRAINEE 2021
INSTITUCIONAL
Criada 2017, a Associação Maestro da Bola é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu do sonho do pentacampeão mundial de futebol Ricardinho de oportunizar e incluir desportivamente crianças e adolescentes (em condições de vulnerabilidade), deficientes e todos aqueles que necessitem de inclusão perante a sociedade.
Com atuação na cidade de Curitiba/PR e Foz do Iguaçu/PR, a entidade tem como visão inspirar a sociedade a adotar o esporte como filosofia de vida, promovendo a excelência na formação de valores e contribuindo no desenvolvimento do esportista e, principalmente, do cidadão através de uma metodologia no Futsal e Futebol, auxiliar na formação integral das crianças e adolescentes.
Dentre os objetivos principais estão, além da aprendizagem e iniciação esportiva no Futsal, promover a inclusão social, formação do caráter e do cidadão estimulando o trabalho em equipe e a disciplina. Podemos citar também que a entidade tem como meta:
- Acreditar no esporte como agente transformador;
- Proporcionar acesso gratuito as atividades;
- Sociabilizar 1.500 crianças e jovens carentes;
- Realizar Palestras que agreguem conhecimento ao público alvo do projeto como orientações nutricionais, ambientais, sexuais, etc.
Por que se propõe o Projeto?
A educação projetada no esporte fortalece a saúde, desperta a socialização e a disciplina, amplia a concentração e consequentemente a evolução e o crescimento pessoal. A realidade de crianças e adolescentes em regiões vulneráveis do nosso município é a de carência financeira, desestruturação familiar e ociosidade, que vem contribuindo para o alto índice de uso de drogas nesta faixa etária. Tal situação traz como consequência o abandono e insucesso escolar, abandono familiar e a pratica de atos infracionais.
A prática esportiva apresenta-se como um instrumento que auxilia o processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente, além de favorecer a construção da cidadania. O projeto apresentado tem como iniciativa nobre, uma maneira sadia de canalizar a energia das crianças e adolescentes para o esporte, contribuindo assim para o seu desenvolvimento físico, intelectual e consequentemente afastando-o das drogas e da marginalidade.
Importância do Futsal no Brasil
Embora não seja o mais popular do Brasil, certamente é o mais praticado no país, principalmente nas escolas e pelas crianças. Estima-se que temos cerca de 10,8 milhões de praticantes. Ele combina jogo rápido e talento individual, típico do brasileiro. Muitos jogadores do futebol profissional começaram jogando futsal, como Ronaldo, Neymar, Ronaldinho e Ricardinho.
FUNCIONAMENTO
O projeto atende cerca de 1.500 crianças e jovens, entre 7 e 16 anos, de ambos os sexos, prioritariamente moradores de regiões vulneráveis de Curitiba e de Foz do Iguaçu, que estejam matriculados na rede pública de ensino. Na sua fundação e na busca por maior número de atendimentos, o projeto optou por não possuir uma sede própria e desenvolver suas ações dentro dos bairros/comunidades dos municípios. Sendo assim, a entidade possui uma parceria com a Prefeitura da cidade (denominada Termo de Cooperação Técnica) no qual o poder público não repassa recursos, mas cede os espaços para desenvolvimento das atividades.
Atualmente, o projeto possuiu 13 núcleos em Curitiba e 01 em Foz do Iguaçu, todos em espaços públicos (da prefeitura). O fato de estas crianças residirem próximas aos núcleos facilita a presença nas atividades a serem desenvolvidas pelo projeto. Além disso, o conhecimento do percurso e o hábito da vinda diária à escola também torna possível à participação.
Para o preenchimento das vagas os critérios de inscrição são: estar matriculado em Instituição de Sistema de Ensino (com prioridade para alunos do sistema público de ensino); ter assiduidade escolar; idade e sexo poderão ser considerados.
O funcionamento do projeto nos núcleos/regionais ocorre nos horários de contra turno escolar, ou seja, nos horários em que o público alvo estaria em ociosidade. A ideia é que as crianças permaneçam com atividades o maior tempo possível permanecendo longe de más companhias e da violência (drogas, etc.). Para a execução do projeto, a entidade possui 3 (três) profissionais na área administrativa e 14 profissionais da área técnica (sendo 4 contratados pela Maestro, 9 cedidos pela prefeitura e 1 voluntário). Estes profissionais são capacitados com a aplicação da metodologia específica do projeto.
...