A Elaboração E Dimensionamento De Um Traçado De Rede De Esgotamento Sanitário
Por: Jhéssica Couto • 10/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 94 Visualizações
UDF - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL
ELABORAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE UM TRAÇADO DE REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Brasília – DF
Junho/2018
Gabriela Moreira – 141535-2
Gilberto Pereira – 130778-9
Luan Ferreira Cerqueira – 140901-8
Jhéssica Silva Couto – 1620145-1
Mateus Alves Gomes – 121973-1
Natan Paulo Diógenes – 132245-1
ELABORAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE UM TRAÇADO DE REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Trabalho de Saneamento Básico II, da UDF -
Centro Universitário do Distrito Federal
Professor: Sandro Pedrotti
Brasília - DF
Junho/2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................4
2. OBJETIVO.....................................................................................................5
3. DESENVOLVIMENTO...................................................................................6
4. CONCLUSÃO................................................................................................9
5. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................10
6. ANEXO..........................................................................................................11
- INTRODUÇÃO
Para dimensionamento de coletores de esgotos uma série de limitações técnicas deve ser observada para que o processo de coleta e o rápido e seguro afastamento das águas residuais seja garantido de forma contínua e adequada durante toda a vida útil do sistema. Com estes objetivos alcançados, consegue-se maior vida útil para as tubulações, menores possibilidades de vazamentos (ocorrências mais freqüentes em condutos sob pressão) e condições mais desfavoráveis ao surgimento de anaerobiose, condição danosa para alguns materiais utilizados na confecção dos tubos.
O dimensionamento de redes de esgoto tem grande importância para a matéria de Saneamento Básico II, onde se faz os estudos das redes de abastecimento de água e posteriormente a de esgoto, de forma planejada e eficaz. O dimensionamento das redes de esgoto é fundamental para a sociedade, pois a infraestrutura do nosso País ainda é muito precária, onde menos de 38% da população tem a coleta de esgoto eficaz. O dimensionamento através de software permite um dimensionamento atendendo os parâmetros exigidos pela norma.
- OBJETIVO
O objetivo proposto por essa atividade é o dimensionamento das redes de esgoto através do software SWWM, conhecendo elementos necessários para dimensionamento, atendendo os parâmetros necessários exigidos pela norma. Após calculando alguns elementos pelo programa, jogamos os dados obtidos na tabela, para o detalhamento dos trechos, calculando todos os elementos necessários.
- DESENVOLVIMENTO
A população dada pelo professor foram os últimos três dígitos do RGM, onde foi fornecido o consumo médio diário por habitante (200 l/s), necessário para o cálculo de coeficiente retorno (0.8), esses elementos são necessários para o cálculo da vazão, utilizando a formula dada em sala.
O desenho da área 1 dado no trabalho, temos desenvolver o desenho do traçado da rede, colocando os equipamentos necessários para a construção da rede como PV’s, tubulações e etc., depois do traçado pronto podemos então abastecer o programa com os dados fornecidos, utilizando o K1 e K2 que é a vazão máxima diária e horária, que são as variações de consumo que temos durante o dia, dados fornecido ao programa, além da algum outros dados importantes para o perfeito funcionamento do software, como cota do terreno e profundidade da tubulação.
Para a colocação dos nós da rede, foram considerados as curvas de nível correspondente a área estudada. Ou seja, o exutório foi dimensionado da cota mais baixa e os subseqüentes nós aumentam sua cota, desta maneira não haverá o grande risco quando se projeta uma rede de esgoto, que é o esgoto parado. Assim, o esgoto sairá de uma cota mais alta para uma cota mais baixa, dando uma segurança que sua velocidade nunca será nula.
Na Figura 1, mostra o dimensionamento da rede sobre a área 1, de tal maneira que atende toda a sua extensão, assim, tendo uma eficiência e qualidade em todo o seu percurso.
[pic 1]
Figura 1 - Traçado da rede elaborado pelo programa SWMM.
Como descrito acima, após o fornecimento dos dados, o programa vai processar todas as informações fornecidas e logo apontar se a simulação foi bem sucedida, lembrando que o erro de continuidade precisa ficar bem próximo a 0%, para melhor eficiência do projeto, como mostra na Figura 2.
[pic 2]
Figura 2 - Rede e simulação do programa SWMM.
Com a simulação feita podemos emitir um relatório dos trechos para descobrirmos a velocidade e vazão máxima por trecho para que com isso possamos preencher a planilha de apoio e descobrir a tensão trativa, a velocidade crítica e a relação Y/D e com esses dados ver se o diâmetro adotado anteriormente (100mm) é satisfatório para a rede com as particularidades exigidas no trabalho.
...